Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Indígenas
22 de Abril de 2022 às 14h25

TI Morro dos Cavalos: uma história de resistência Guarani

MPF participa de Semana Cultural realizada há 15 anos em comunidade indígena

Ao centro, em pé, um menino indígena toca um violão. À esquerda, outros seis meninos em pé, lado a lado, observam o violonista. À direita, também lado a lado, quatro meninas indígenas acompanham a apresentação.

Foto: MPF

A comunidade de cerca de 600 indígenas que hoje vive na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC), aguarda a homologação da demarcação da área de 1.988 hectares, reconhecida como de ocupação tradicional, na forma prevista na Constituição Federal. A comunidade, da etnia Guarani M’bya, aguarda, desde 2008, pela assinatura do presidente da República, o que consagrará a posse definitiva da área por seus ocupantes tradicionais. A portaria nº 771/2008, do Ministério da Justiça, já reconheceu o direito e declarou a área como de ocupação tradicional indígena.

Enquanto isso não acontece, a comunidade espera e resiste a todo tipo de violência, como os posseiros que invadem seu território, empreendimentos imobiliários que pressionam os limites da área, desmatamento e o preconceito contra os indígenas.

Prova dessa resistência é a Semana Cultural realizada há 15 anos, desta vez com o tema Visibilidade Social dos Direitos indígenas. O evento teve participação, durante a semana, da procuradora da República, responsável pela defesa dos direitos indígenas na Grande Florianópolis.

"Eu quero afirmar a importância desta Semana Cultural para manter a tradição, os costumes, a sabedoria desse povo. Nosso objetivo número um continua sendo a homologação da TI Morro dos Cavalos”, afirmou a procuradora Analúcia Hartmann na ocasião.

Kenedy Ferreira Gomes, que é professor indígena na escola da comunidade, que vai do fundamental ao ensino médio, atendendo 96 alunos em três turnos, informou: “o forte da nossa cultura, que a gente procura repassar sempre, é a manutenção da língua guarani. As crianças são alfabetizadas somente em guarani, do 1º ao 5º ano do fundamental, e só depois entra o português”.

Também são transmitidas às novas gerações os cantos e danças tradicionais.

Morro_dos_Cavalos_materia.jpg

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466 e 2107-2480
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar