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Santa Catarina

Geral
27 de Janeiro de 2023 às 15h15

MPF vistoria obras do contorno viário de Florianópolis

Maior obra de infraestrutura do país vai retirar 18 mil veículos pesados da BR-101 em Santa Catarina

Dentro de um túnel em construção, se vê, em primeiro plano, seis pessoas com capacetes e coletes de proteção. Ao fundo, uma máquina trabalha na escavação.

Foto: Ascom - PR/SC

O procurador da República Marcelo da Mota realizou vistoria nas obras do contorno viário de Florianópolis nesta quinta (26/01). O Ministério Público Federal acompanha as obras através de um inquérito civil público. Além disso, o MPF atua junto aos outros órgãos estatais de controle para fiscalizar também a destinação dos recursos investidos nesta que é a maior obra de infraestrutura viária em andamento no país.

A concessionária Arteris Litoral Sul apresentou relatório das obras, de todos os pontos, pistas, pontes, interseções e túneis. A empresa confirmou que todos os setores da obra estão contratados e com as respectivas empresas em atuação.

O cronograma aponta o fim da obra para dezembro de 2023. O plano inicial da concessionária Arteris Litoral Sul, que venceu a licitação em 2008, era entregar a obra em 2012. Contratempos relacionados às desapropriações de áreas particulares, mudanças de trajeto da rodovia e novos licenciamentos ambientais geraram paralisações e atrasos. Quatro túneis tiveram que ser construídos com as modificações do projeto, que originalmente não previa nenhum.

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O reinício das obras em 2020 foi possível somente com a intervenção do MPF, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Periodicamente, a concessionária Arteris Litoral Sul presta contas do ritmo das obras do Contorno Viário ao Ministério Público Federal.

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O corredor expresso do contorno viário está sendo construído para desafogar o trânsito da BR-101, na região da Grande Florianópolis, possibilitando a travessia em cerca de 38 minutos e gerando ganho médio de 1h22min no tempo de viagem, nos horários de pico. Com a conclusão da obra, a expectativa é que cerca de 18 mil veículos pesados sejam desviados da BR-101 por dia. Quando finalizada, será uma rodovia com 50 km de extensão em pistas duplas, com quatro túneis, sete pontes, 20 passagens em desnível, seis trevos, 1.176 áreas desapropriadas e investimento total de R$ 3,7 bilhões.

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