Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Comunidades Tradicionais
11 de Abril de 2017 às 17h20

MPF em Chapecó (SC) realiza seminário sobre povos indígenas e proteção ao meio ambiente

Evento ocorreu na Terra Indígena Xapecó

Foto: Ascom/MPF/SC

Foto: Ascom/MPF/SC

O Ministério Público Federal (MPF) em Chapecó (SC) realizou o seminário Povos Indígenas e Proteção ao Meio Ambiente no Oeste Catarinense nessa segunda-feira (10), na Terra Indígena Xapecó, no Oeste de Santa Catarina. O evento contou com a participação do procurador da República em Chapecó Carlos Humberto Prola Júnior; de professores universitários (Unoesc e Unochapecó); do chefe da Divisão Técnica da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e indígenas da região.

Esse foi o segundo evento da programação do #ABRILindígena, promovido pela Procuradoria da República em Chapecó.
   

#ABRILindígena - Na motivação para a realização dessas iniciativas, o MPF destaca que “após um grande avanço com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os direitos dos povos indígenas enfrentam hoje forte ameaça de retrocesso”. Dessa forma, o “Abril Indígena” tem como objetivo fomentar a discussão sobre os direitos dos índios, a partir do novo paradigma estabelecido pela Constituição Federal de 1988, e o debate sobre os principais desafios atualmente enfrentados por esses povos tradicionais.

Programação - No Dia do Índio, 19 de abril, ocorre um evento comemorativo promovido pelos povos indígenas da região de Chapecó, juntamente com a Funai e o CIMI, na Praça Coronel Bertaso, das 14h às 17h. Palestras, danças, exposições e venda de artesanato estão entre as atividades previstas.

Em seguida, os indígenas farão uma caminhada até a Câmara Municipal de Vereadores, onde será realizada a audiência pública Desafios Atuais dos Povos Indígenas do Oeste de Santa Catarina, no auditório daquela Casa Legislativa, das 17h às 20h30, que contará também com a presença de diversas entidades do município e da região.

Fechando o “Abril Indígena” em Santa Catarina, a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado e o apoio do Ministério Público de Contas de Santa Catarina em Florianópolis, realizará, nos dias 27 (das 13h às 18h30) e 28 de abril (das 8h30 às 12h) o workshop Desafios da Educação Escolar Indígena, que terá como tema central do evento a discussão sobre a criação do cargo de professor indígena em Santa Catarina e demais estados do sul do país. A iniciativa contará com a participação de procuradores, secretários de educação, universidades, lideranças e professores indígenas, além de diversos outros órgãos e entidades ligadas à educação escolar indígena.

seminario_prola1.JPGseminario_prola4.JPG

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Santa Catarina
(48) 2107-2466 e 8848-1506
prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc

registrado em: *6CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar