Santa Catarina

Direitos do Cidadão
18 de Outubro de 2022 às 18h5

Escola Itaty da Terra Indígena Morro dos Cavalos recebe Livroteca do MPF em SC

Com pintura colaborativa (“live painting”), o Projeto Livroteca faz mais uma entrega com sucesso

Uma geladeira grafitada com o desenho de um beija-flor. À esquerda, três servidoras do MPF. À direita, o pintor Ricca de Lucca e quatro crianças indígenas.

Foto: Carlos Augusto Pedroso

Na manhã da última segunda-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) entregou a décima primeira edição do Projeto Livroteca - Páginas de Cidadania, que transforma sucatas de geladeiras em bibliotecas colaborativas. A entrega ocorreu na Escola Itaty, na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Santa Catarina.

A escola oferta ensino fundamental e médio de qualidade, com um apoio pedagógico que visa à manutenção do aluno em sala de aula. Com isso, os dados do INEP de 2021 mostram um alto índice de aprovação e um baixo índice de êxodo escolar. Na quarta-feira (19), a escola completará vinte anos de existência e contará com gincanas, bingo, coral e apresentação de um projeto cultural desenvolvido pelos alunos do 7° ano, coordenado pela professora Juçara.

morro_cavalos1.jpg morro_cavalos3.jpg

Nessa edição do Projeto Livroteca, a transformação da geladeira foi feita no local pelo artista plástico, pintor e muralista Ricca de Lucca e contou com a participação das crianças da comunidade. Para Rica, foi edificante participar do projeto: “hoje ganhei um sagrado presente: estar na escola indígena Itaty, no Morro dos Cavalos, para pintar uma geladeira que se transformará em biblioteca. Acabei virando assistente nessa pintura, de tanto que a galerinha queria participar. Tive a sensação de me banhar numa cachoeira gigante de pura energia e verdadeiro amor”.

O tema abordado para a confecção da arte foi baseado nos povos originários e na exaltação da natureza. A pedido das crianças, um enorme beija-flor foi desenhado na porta da geladeira. Esse desenho leva um bonito significado, pois, para a cultura Guarani, o beija-flor é sagrado e simboliza construção e sabedoria.

morro_cavalos5.jpg morro_cavalos6.jpg

A Livroteca foi recheada de livros com temáticas específicas, que visam promover o reconhecimento das crianças. Para a diretora da escola, Rosângela Marques da Fontoura, projetos como esse do MPF são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos: “o cuidado na escolha dos livros, com temas que abordam as questões indígenas, faz com que as crianças acabem por se ver ali e, com isso, adquiram um maior interesse pela leitura”.

Essa edição também contou com a participação da procuradora da República Analúcia Hartmann, que possui significativa história de dedicação aos direitos e interesses dos povos indígenas. Analúcia teve uma manhã de reuniões, com pautas que abordaram as necessidades da Terra Indígena Morro dos Cavalos.

Com o projeto Livroteca, o MPF em SC busca contribuir com educação e desenvolvimento nas comunidades contempladas. O ato de doar livros firma uma parceria que transforma a vida de todos os envolvidos.

Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410