Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Direitos do Cidadão
7 de Outubro de 2022 às 16h10

CEI Mundo Mágico recebe Livroteca do Ministério Público Federal

A escola infantil CEI Mundo Mágico, no bairro Frei Damião, em Palhoça, recebeu uma Livroteca em evento com contação de histórias

Um grupo de vinte crianças, acompanhado de três adultos, posa para foto. Ao fundo, uma parede pintada com as ilustrações de uma casa e uma árvore. À esquerda, a geladeira pintada com personagens do Boi de Mamão.

Foto: Carlos Augusto Pedroso

Na manhã dessa quinta-feira (6), foi realizada mais uma edição do Projeto Livroteca - Páginas de Cidadania do MPF em Santa Catarina. A entrega da Livroteca ocorreu na escola infantil CEI Mundo Mágico, no bairro Frei Damião, em Palhoça, onde desde 2015 o MPF se faz presente, desenvolvendo trabalhos sociais pro meio do voluntariado institucional.

A Livroteca foi customizada pela artista Izabel Júlio Belluci, a Bbel, que trouxe os personagens do Boi de Mamão - Maricota, Bernunça e Boi-de-Mamão - em cores muito vivas e alegres. A artista disse que se sentiu muito grata e feliz em fazer parte desse projeto e ter a oportunidade de levar arte e cultura para as crianças, por meio dos personagens do folclore local.

O CEI Mundo Mágico foi construído pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes aos moradores do bairro Frei Damião. Logo depois de sua inauguração, em outubro de 2015, a unidade CEI Mundo Mágico - Unidade Educativa Infantil surgiu para atender a população infantil da comunidade. Atualmente, a creche atende cerca de 180 crianças de 2 a 5 anos de idade. Em abril de 2021, Kênia, diretora-geral da unidade, e Renata, adjunta, assumiram a escola e um novo desafio: arquitetar uma nova base, com um olhar pedagógico diferente, voltado à empatia, respeito, amor e responsabilidade coletiva.

Com mais de 100 livros infantis, a Livroteca foi “recheada” de histórias, magia e sonhos, para fazer a alegria das crianças e das professoras, que terão um rico material para trabalhar. Para entrar no mundo da imaginação, houve contação de histórias com Felícia Fleck para as crianças do turno da manhã. Os pequenos adoraram ouvi-la e ficaram atentos aos instrumentos percussivos que ela levou para contextualizar as histórias. Ao final, as crianças puderam pegar os instrumentos para interagir e matar a curiosidade.

Mundo_Magico_materia1.jpg Mundo_Magico_materia2.jpg

A comunidade Frei Damião, maior e mais carente comunidade do estado, é muito especial para a equipe do Programa Bem Viver, do MPF em SC. As primeiras ações de responsabilidade social, cidadania e voluntariado institucional do programa foram realizadas naquela comunidade, em parceria com o Projeto Cidades Invisíveis. Entre as ações realizadas, destacam-se: realização de um curso de geração de empregos e oportunidades para mulheres, a participação na construção da primeira área pública de lazer da comunidade, instalação de hortas comunitárias, colaboração em ações de saúde e fornecimento de material escolar. Em parceria com o curso de Geografia da UDESC, foi desenvolvido trabalho de educação ambiental com os alunos da escola municipal.

Agora, com o Projeto Livroteca, a ideia é contribuir com educação e cultura, ajudando a construir cidadania em uma comunidade tão carente. A Livroteca, além de livros, leva carinho e cuidado, incentivando cada vez mais a busca do conhecimento para o desenvolvimento humano.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar