Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Meio Ambiente
13 de Dezembro de 2017 às 15h35

Casan deve implantar sistema de tratamento de esgotos na Praia do Curtume, em Florianópolis

MPF/SC requereu ainda a apresentação do cronograma definitivo para execução das atividades

Imagem ilustrativa - Pixabay

Imagem ilustrativa - Pixabay

A Justiça Federal determinou, depois de ação do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), que a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) implante e mantenha em funcionamento o sistema público de tratamento de esgotos sanitários na região da Praia do Curtume, em Florianópolis. O pedido da Casan para extinguir o cumprimento da sentença foi indeferido pela Justiça.

A companhia ainda deverá apresentar o resultado final da licitação, bem como o cronograma definitivo para a execução das atividades. Conforme a sentença, a obrigação só será considerada cumprida quando "o sistema de tratamento de esgotos sanitários entrar em funcionamento e ocorrer o recebimento definitivo pela administração pública".

Na mesma sentença, foi determinada a intimação do Município de Florianópolis para juntar ao processo os nomes e CPFs dos responsáveis pelos imóveis que estão ocupando a faixa de praia e o costão rochoso do local, com a finalidade de promover a desocupação e a recuperação da área degradada.

O município também deve implementar ações para impedir a continuidade da poluição na Praia do Curtume, por meio de ações de identificação e lacre de ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem pluvial e no mar, com a autuação dos infratores, interdição de atividades e outras providências concretas e eficazes que se fizerem necessárias.

Por fim, a prefeitura terá que concretizar a abertura de acessos entre a Rua José Maria da Luz e o mar (final da Praia do Curtume, canto direito, Ponta dos Limões), em locais a serem definidos de comum acordo entre as partes da ação.

Cumprimento de Sentença nº 5007836-93.2015.4.04.7200/SC

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em SC
Telefones  (48) 2107-2466,  2107-2480 e 2107-2474
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar