Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Direitos do Cidadão
6 de Dezembro de 2023 às 11h30

MPF sedia cerimônia do I Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul

Evento, aberto ao público, ocorre na próxima terça-feira (12), às 17h, no auditório da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

Arte em fundo cinza com desenhos em preto estilizados representando pessoas diferentes. Na parte superior, está escrito I Prêmio Estadual Direitos Humanos Justiça

Arte: Fórum Justiça do RS

Os vencedores do I Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos serão homenageados em cerimônia marcada para a próxima terça-feira (12), a partir das 17h, no auditório da Procuradoria da República no Estado do Rio Grande do Sul (RS). No evento, aberto ao público, serão premiados os primeiros colocados em categorias ligadas a experiências e práticas na área de direitos humanos. Organizado pelo Fórum Justiça do RS, com apoio do Ministério Público Federal (MPF), o objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade às ações, além de viabilizar fomentos culturais aos vencedores.

Para participação no prêmio, foram recebidas inscrições de pessoas, associações, instituições sem fins lucrativos, coletivos, empresas e órgãos públicos com sede no Rio Grande do Sul, ligados à defesa de direitos difusos e coletivos. Após análise, uma comissão julgadora composta por seis membros selecionou as melhores práticas e experiências em direitos humanos realizadas no estado.

Na categoria Terra e Território, o primeiro colocado é o projeto Ajeumbó Territórios Sustentáveis, da Reafro RS, uma iniciativa popular contra a fome. Já na categoria Luta Social como Exercício de Cidadania, o prêmio vai para a Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos (Agafap). O curso de doulas comunitárias, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande e da Associação de Doulas do RS, está em primeiro lugar na categoria Gênero, Raça e Sexualidade. Por fim, na categoria Acesso à Justiça e Democratização do Sistema de Justiça, o ganhador é o projeto Defesa Periférica, que faz acolhimento e orientação jurídica a comunidades.

Outros projetos inscritos foram considerados como destaque pela comissão avaliadora:

  • Maria vai com as suas? (Ministério Público Federal)
  • Coletivo Sankofa (Unilassalle)
  • Nuances
  • Programa de Extensão #SUStentaPiCS (Enfermagem – UFRGS)
  • SAJU UFRGS
  • Projeto Caminhos Para a Proteção Integral na Escola – (UBS Santa Cecília/Serviço Social UFRGS)

Os avaliadores ainda conferiram menção honrosa ao Projeto Inaê, de incentivo à atuação extrajudicial, da Corregedoria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, e ao programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania, da Organização Social Themis.

Fórum – O Fórum Justiça do RS, organizador da premiação, conta com integrantes do sistema de Justiça, acadêmicos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil comprometidos com a construção de uma Justiça democrática e inclusiva. No Fórum, atualmente, o MPF é representado pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Enrico Rodrigues de Freitas. Juntos, os integrantes do Fórum trabalham para elaborar e apoiar modelos de Justiça integradores que reconheçam os direitos dos diferentes grupos sociais, especialmente os vulnerabilizados e excluídos dos espaços de poder.

I Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos
Data: 12 de dezembro (terça-feira)
Horário: 17h
Local: Auditório da Procuradoria da República do Estado do Rio Grande do Sul
Endereço: Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700, bairro Praia de Belas, Porto Alegre (RS)
Aberto ao público

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

registrado em: Direitos Humanos, #PRDC, Prêmio, *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar