Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Direitos do Cidadão
10 de Julho de 2020 às 16h10

MPF instaura procedimento para apurar ciberataques em atividade com temática étnico-racial do IFRS

Grupo interferiu no evento manifestando linguagem ofensiva e de cunho racista e sexual

Arte com fundo azul. Em branco no centro da tela está escrito MPF e abaixo em ação

Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, instaurou procedimento para apurar o ataque cibernético realizado durante a webconferência “Roda de Conversa: como funciona o racismo, um olhar de moradores da Restinga”, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), na tarde desta quarta-feira (8).

Durante a atividade pedagógica houve a interferência de um grupo organizado de pessoas manifestando linguagem ofensiva, de cunho racista e sexual. Ao que ficou registrado, essas pessoas tinham notoriamente o intuito de cercear o debate acadêmico que ocorria com mais de 60 participantes.

Também há notícias de outras intervenções recentes em atividades acadêmicas de instituições de ensino superior, a exemplo da interferência em 06/07/2020 durante a palestra “Saúde e Nutrição da População Negra”, realizada pela Escola de Enfermagem de UFRGS, no curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Segundo o procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas, “atos de intolerância como os relatados não se constituem em liberdade de expressão, mas se constituem em crimes de racismo, e ainda violam a liberdade de apreender e ensinar, a autonomia universitária, bem como interferem em atos de ensino e extensão em instituições de ensino federal, merecendo uma apuração e punição pelo Estado brasileiro.”

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

registrado em: *2CCR, *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar