Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Geral
9 de Agosto de 2021 às 18h55

MPF/RS elege novo procurador-chefe para biênio 2021/2023

Procurador da República Felipe da Silva Müller foi eleito em votação realizada na última sexta-feira (6)

Novo procurador-chefe da PR/RS, ao lado do substituto, com parede ao fundo destacando o logotipo do Ministério Público Federal - Procuradoria da República no RS

O procurador da República Felipe da Silva Müller foi eleito procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS) para assumir o cargo a partir do mês de outubro deste ano, em substituição à atual procuradora-chefe, Claudia Paim. O procurador da República Harold Hoppe será o procurador-chefe substituto.
A eleição para o biênio 2021/2023 teve três chapas únicas e foi realizada de forma eletrônica, na última sexta-feira (6), com a participação de membros lotados na Capital e no interior.

“Desde que ingressei na função de procurador, atuei em praticamente todas matérias a cargo do MPF, com destaque às temáticas indígena, ambiental, criminal e criminal especializado, além de já ter exercido os cargos de Procurador Regional dos Direitos do Cidadão e de Procurador Eleitoral Auxiliar. A única área pendente de atuação é a chefia administrativa, que, agora, se objetiva exercer, priorizando o profissionalismo, a eficiência, o bem-estar laboral e a transparência, assim como uma relação de diálogo e consenso com os demais membros e servidores”, enfatiza o novo procurador-chefe.

Na oportunidade, também foi reconduzido ao cargo o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Enrico Rodrigues de Freitas, tendo como procurador regional dos Direitos do Cidadão Adjunto, Fabiano de Moraes. A coordenação criminal ficará com a procuradora da República Fabíola Dörr Caloy.

O colégio eleitoral é formado pelos membros lotados nas 18 unidades gaúchas do MPF: Bagé, Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo e Uruguaiana.

 

Confira a nominação completa das chapas eleitas abaixo:

– Chefia Administrativa:
Procurador-Chefe: Felipe da Silva Müller
Procurador-Chefe Substituto: Harold Hoppe

– Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão e a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão Adjunta:
Procurador Regional dos Direitos do Cidadão: Enrico Rodrigues de Freitas
Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão Substituta: Ana Paula Carvalho de Medeiros

Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Adjunto: Fabiano de Moraes
Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão Adjunta Substituta: Suzete Bragagnolo

– Coordenadoria Criminal:
Coordenadora Criminal: Fabíola Dörr Caloy
Coordenador Criminal Substituto: José Alexandre Pinto Nunes


Conheça um pouco da trajetória dos principais eleitos:


Felipe da Silva Müller, procurador-chefe: É natural de Porto Alegre (RS), tem 42 anos, é casado e tem um casal de filhos. Formado em Direito pela UFRGS (2002/2), tem mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialização em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera. Ingressou no MPF como procurador da República em junho de 2005, inicialmente sendo lotado no Estado de Rondônia, com atuação na capital e também na unidade do município de Ji-Paraná. Ao retornar ao Rio Grande do Sul, atuou nas unidades de Santo Ângelo, Capão da Canoa, Canoas e Porto Alegre. Desde a lotação em Porto Alegre, em dezembro de 2017, atua no Núcleo Criminal Especializado, com atribuição sobre crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e praticados por organização criminosa.

Harold Hoppe, procurador-chefe substituto: É natural de Santa Maria (RS), formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2002, é mestre em Processo Penal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direitos Humanos pela Universidade Pablo Olavide, Sevilha (Espanha). Ingressou no MPF em março de 2004, tendo atuado nas unidades de Chapecó (SC), Santa Maria (RS), Canoas (RS) e Porto Alegre (RS). Atualmente integra o Núcleo de Combate à Corrupção da PR/RS.

Enrico Rodrigues de Freitas, procurador regional dos Direitos do Cidadão: É natural de Vacaria (RS), formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Direito pela Universidade Tor Vergata, Roma. Ingressou no MPF em março de 2004, tendo atuado nas unidades de Rio Grande, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Atua como PRDC desde 2017.

Fabiano de Moraes, procurador regional dos Direitos do Cidadão Adjunto: É natural de São Sepé (RS), formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ingressou no MPF em 2002, tendo atuado em Petrópolis (RJ) e Caxias do Sul (RS) - onde está lotado atualmente. Atuou como procurador regional dos Direitos do Cidadão na gestão 2015-2017.

Fabíola Dörr Caloy, coordenadora Criminal: É natural de Porto Alegre (RS), formada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ingressou no MPF como procuradora da República em 2002, tendo atuado nas unidades de Cuiabá (MT), Chapecó (SC), Criciúma (SC), Passo Fundo (RS) e em Porto Alegre (RS). Foi procuradora-chefe da PR/RS de 2012 a 2015. Atualmente, integra a comissão provisória de instalação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no âmbito do MPF/RS (Gaeco MPF/RS) e é coordenadora Criminal substituta desde 2017.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar