Rio Grande do Sul

Direitos do Cidadão
26 de Fevereiro de 2024 às 15h15

MPF participa de debate “Do Porão à Democracia: 60 anos de luta contra a ditadura sobre os corpos”

Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no RS é um dos convidados para falar sobre o tema nesta quinta-feira (29)

Arte em fundo preto destaca o nome do evento “Do Porão à Democracia: os 60 anos de luta contra a ditadura sobre os corpos”, com as principais informações do debate do dia 29, às 19h30min, no Bar Workroom, e fotos dos convidados. Nas laterais registros que marcaram a ditadura no país.

Arte: divulgação DPE-RS

O Ministério Público Federal (MPF) é um dos participantes do debate “Do Porão à Democracia: os 60 anos de luta contra a ditadura sobre os corpos”, promovido pelo Nuances - Grupo Pela Livre Expressão Sexual - e as ouvidorias da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE-RS) e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) para debater a luta contra a repressão e o moralismo da civil-ditadura brasileira. Estará presente na atividade, que será realizada na próxima quinta-feira (29/02), às 19h30, no Bar Workroom, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão no RS (PRDC), Enrico Rodrigues de Freitas.

O evento terá a mediação de Jane Maria Kohler Vidal, desembargadora da Ouvidoria da Mulher, LGBTQIAPN+ e das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade do TJRS, 1ª Juíza do Juizado da Violência Doméstica e Familiar no Estado. Ao lado de Enrico, participam Jandiro Koch, escritor e historiador com pesquisa sobre a luta LGBT na Ditadura Militar; Perseu Pereira, designer gráfico e militante do Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual; e Marcelly Malta, militante histórica dos direitos das mulheres trans e travestis, resistiu a ditadura civil-empresarial-militar no RS.

O objetivo da atividade é entender as marcas deixadas pela repressão da ditadura militar no tecido social brasileiro e como essa lógica repressiva complexa é reproduzida nos espaços sociais como artístico, midiático e institucional. Neste sentido, o evento faz uma denúncia às violações de direitos e a perseguição imposta aos corpos dissidentes da norma, como os LGBTQIAPN+, dando destaque aos elementos de gênero e de sexualidade que determinaram excessiva vigilância e punição de algumas existências.

O tema também convida a um resgate histórico mais amplo da resistência da sociedade civil pela liberdade, em defesa da democracia e contra qualquer tipo de violência. O evento é aberto a todos, com palco livre para poesias e outras expressões culturais, como música e teatro.

A atividade é uma realização da Ouvidoria-Geral da DPE-RS; da Ouvidoria da Mulher, LGBTQIAPN+ e das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade do TJRS e do Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual, e conta com o apoio da Adpergs, MPF-RS, CEDH-RS, Igualdade, Fórum Justiça, Semapi e da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

As performances ficarão por conta dos convidados Rochelle Luiza, atriz, performer e estudante de História da Arte na Escola de Belas Artes da UFRJ; e Haji Amin, aquarelista transmasculino recifense, que fará exposição das suas aquarelas sobre corpos e corpas trans.

Serviço:

Evento:
Do Porão à Democracia: 60 anos de luta contra a ditadura sobre os corpos
Data: 29 de Fevereiro
Local: Bar Workroom - Rua Lopo Gonçalves, 364, Cidade Baixa - Porto Alegre/RS
Formato: Presencial

(Com informações da Ouvidoria-Geral da DPE-RS)

Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br