Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos no RS lança livro sobre os impactos causados pelos agrotóxicos em evento da Frente Parlamentar pelo Meio Ambiente da Assembleia Legislativa
A publicação da Editora Thoth reúne textos de 20 autores sobre a temática
Foto: FGCIA
O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) lançou a publicação “Agrotóxicos: impactos sobre a saúde e o equilíbrio ecossistêmico”. O livro traz argumentos científicos de fácil entendimento a respeito dos usos e malefícios dos agrotóxicos e do atual sistema de agronegócio.
O evento de lançamento ocorreu na tarde da última segunda-feira (11/09) na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa, na capital, em evento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentável: meio ambiente, agroecologia, direitos dos animais e cidades sustentáveis. Estiveram presentes os autores Antônio Philomena, Alice Resadori, Cíntia Mua, Emiliano Maldonado, Rômulo Alegretti e Raquel Fiori; e Leonardo Melgarejo, um dos coordenadores adjuntos do FGCIA e organizador da obra juntamente com Cíntia Mua.
Cláudio Martinewski, presidente da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), e a procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros, coordenadora adjunta do Fórum, falaram no evento.
Sinopse da publicação - “A assimetria de informações a respeito dos agrotóxicos, contando com apoio massivo de campanhas de marketing, tende a ampliar os danos por eles causados à saúde humana e ambiental. Neste campo de controvérsias, evidencia-se tanto a eficácia de mecanismos de marketing orientados à desconstrução da consciência coletiva em favor de interesses econômicos ofensivos à própria vida, evidenciando a necessidade de informações que permitam seu enfrentamento. A isto se dedica o presente livro: contribuir para o debate e instrumentalizar a sociedade para decodificação e superação de ilusões e mitologias relacionadas ao tema. Seu conteúdo, reunindo estudos robustos e cientificamente fundamentados, oferece elementos para a consolidação de uma opinião pública bem informada, capaz de reivindicar políticas protetivas aos direitos humanos, de forma atenta à profunda relação entre estes e os serviços ecossistêmicos erodidos pelo atual modelo de agronegócio.
Composto por capítulos de fácil leitura e com farta indicação de referências, o presente livro apresenta-se (essencialmente, mas não apenas) como instrumento de trabalho dirigido a parlamentares, formadores de opinião e profissionais das áreas jurídicas, da saúde e da educação. Vai além. Oferece argumentos para processos de conscientização social e ativismos comprometidos com a utilização racional de nossas potencialidades, de forma atenta ao contrato social vigente, aos direitos humanos e à relevância da proteção de bens comuns, para a saúde integral de uma nação soberana.
Sobre o FGCIA - O Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos é uma iniciativa multidisciplinar que reúne entidades como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MP/RS) para combater os efeitos danosos de produtos agrotóxicos para a população e os recursos naturais. Formado por 78 instituições, é coordenado pelo procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva (MPT/RS), tendo como adjuntos a procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros (MPF/RS), a procuradora da República Suzete Bragagnolo (MPF/RS), a procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan (MP/RS) e o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo - representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS