Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rondônia

30 de Abril de 2009 às 14h17

MPF/RO fiscaliza aplicação de recursos em universidade federal

Acessibilidade de pessoas com deficiência foi o foco da vistoria

O procurador regional dos Direitos do Cidadão em Rondônia Ercias Rodrigues de Sousa esteve ontem, 29 de abril, no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para vistoriar a aplicação de recursos destinados à promoção de acessibilidade. Rampas, elevador, banheiros adaptados, móveis e materiais didáticos foram alguns dos itens conferidos pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) no Centro de Apoio a Pessoas com Deficiência (Capnes), localizado na biblioteca da Unir. No geral, verificou-se que os recursos foram aplicados corretamente, mas observou-se que serão necessárias algumas adequações físicas para cumprimento das exigências técnicas de promoção de acessibilidade.

Os recursos aplicados são de R$ 50 mil empenhados em 2007 e R$ 120 mil, em 2008. O total referente ao ano passado ainda não foi totalmente executado, ou seja, as melhorias ainda não foram totalmente concluídas. Os valores já utilizados foram destinados à aquisição de móveis, livros, equipamentos de informática (computadores e impressora) e programas computadorizados para leitura e escrita em braille, dando acesso a pessoas deficientes visuais ou com visão reduzida. Uma funcionária especializada foi contratada para auxiliar estes frequentadores no uso dos equipamentos.

Rampas e adequações nos banheiros superiores da biblioteca foram feitas. Entretanto, os dois banheiros do piso inferior ainda necessitam de alargamento das portas e colocação de barras de apoio para propiciar o uso por pessoas cadeirantes e muletantes.

Além do procurador, dois técnicos do MPF realizaram a vistoria. A equipe do MPF alertou a direção da Unir sobre as exigências da NBR nº 9020, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece critérios para a acessibilidade nas construções. Esses critérios incluem a metragem mínima do vão das portas e espaço disponível dentro dos banheiros, além da disposição das barras de apoio. Outro item relatado foi quanto à inclinação adequada das rampas de acesso. Sem a inclinação recomendada, os cadeirantes podem ter dificuldade em subir as elevações.

Recursos próprios - A vice-reitora da Unir, Ivonete Tamboril, informou que a universidade está em reforma e que os prédios mais antigos necessitam ser adequados às necessidades das pessoas com deficiência. “Com recursos próprios da Unir, estamos fazendo as melhorias e estes critérios técnicos serão levados em conta nos projetos”, disse.

A equipe do MPF observou a ausência de vagas reservadas a deficientes físicos nos estacionamentos e a falta de rampas de acesso. “Iremos acompanhar também a execução desta reforma porque também são recursos federais que estão sendo empregados. Vejo boa vontade da Unir em propiciar acessibilidade e este é um fator positivo”, afirmou o procurador Ercias Rodrigues de Sousa.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Rondônia
(69) 3216-0525
e-mail: ascom@prro.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação 
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO

registrado em: educação, direitos humanos, Geral
Contatos
Endereço da Unidade

Rua José Camacho, 3307, Embratel

Porto Velho/RO     CEP 76820-886

prro-seac@mpf.mp.br
(69) 3216-0500
Atendimento de segunda à sexta

8h às 15h

Sala da Cidadania
Recebimento de denúncias

(69) 32160519 ou 32160599
 (69) 99213-8739

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados

Assessoria de Comunicação
Solicitação de entrevistas e de informações: https://saj.mpf.mp.br/saj/
Telefones: (69) 3216-0511 / 98431-9761
E-mail:

Informações sobre licitações
Telefone: (69) 3216-0530
E-mail:

Como chegar