Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Norte

Geral
27 de Janeiro de 2022 às 11h15

Revista do MPF no RN relembra principais atuações do segundo semestre de 2021

Acompanhamento da pandemia de covid-19 e condenação em júri popular são destaques

Imagem de homem e mulher se cumprimentando com os cotovelos, de acordo com protocolo para prevenção da covid-19.

Imagem: Depositphotos

O Ministério Público Federal (MPF) lança, nesta quinta-feira (27), nova edição da revista eletrônica semestral. As notícias destacam a atuação do órgão no Rio Grande do Norte. A publicação destaca o acompanhamento da pandemia de covid-19 e a condenação dos assassinos do agente penitenciário Henri Charle por júri popular. Defesa do meio ambiente, combate à corrupção e ações criminais também fazem parte das principais atuações do MPF no estado durante o segundo semestre de 2021. Confira aqui a revista na íntegra.

A revista lembra que, com o surto de covid-19 chegando a seu terceiro ano, a expectativa pelo fim da pandemia é cada vez maior. Porém, não basta apenas torcer. Nesse sentido, o MPF tem trabalhado no Rio Grande do Norte acompanhando de perto a ação dos gestores, de modo a garantir celeridade e organização na vacinação das pessoas, bem como combatendo as irregularidades cometidas em meio à crise que afeta o mundo inteiro desde o começo de 2020.

Júri PopularO MPF obteve a condenação de três homens e duas mulheres pela morte do agente penitenciário Henri Charle Gama e Silva, ocorrida em 12 de abril de 2017, na cidade de Mossoró. A vítima trabalhava na Penitenciária Federal da cidade e foi um dos alvos de uma ordem emitida nacionalmente pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).

Dos réus, todos foram considerados culpados do crime de homicídio duplamente qualificado e quatro deles por organização criminosa. As penas variam de 20 a 37 anos de prisão. Os cinco ainda poderão recorrer da sentença, mas foi mantida a prisão preventiva dos três homens e a prisão domiciliar das duas mulheres.

Mais – A nova edição também destaca que o MPF obteve decisão judicial determinando que o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) assuma provisoriamente a responsabilidade pela manutenção das comportas do Rio Ceará-Mirim, como forma de não se desperdiçar a recuperação já efetuada nesses equipamentos, e também de evitar danos ao meio ambientes e aos ribeirinhos.

Outro assunto detalhado é a denúncia contra oito integrantes de um esquema de contrabando de cigarros no interior do Rio Grande do Norte, desbaratado pela Operação Smoke Route. A nova ação penal do MPF requer a condenação do grupo por lavagem de dinheiro, uma vez que, para ocultar a origem criminosa dos recursos, eles movimentaram R$ 245 milhões (entre 2018 e 2020) fazendo uso de 88 contas bancárias, muitas das quais em nome de “laranjas” e de empresas “de fachada” ou fictícias.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte
Fone: (84) 3232-3901
prrn-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_prrn

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Jundiaí, 330, 10º andar 
Tirol - Natal/RN
59020-120 

Av. Deodoro da Fonseca nº 743
Tirol - Natal/RN
59020-600

Tel/Fax: (84) 3232-3900
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h

Telefone de contato: (84) 3232-3900

Plantão:

Telefone exclusivo para atendimento fora do horário de expediente - (84) 99112-1695 

Assessoria de Comunicação Social:

E-mail: prrn-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita