Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Norte

Eleitoral
8 de Setembro de 2022 às 16h25

MP Eleitoral acompanha processo de auditoria da votação eletrônica no RN

Audiência pública serviu para apresentar planejamento da comissão e reforçar diretrizes dos trabalhos

#pratodosverem foto da audiência, pegando em ângulo parte do público de costas e a mesa do auditório com autoridades sentadas e mestre de cerimônias na tribuna

Foto: Ascom/TRE

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) acompanhará o processo de auditoria da votação eletrônica, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). O acompanhamento teve início em agosto e, nesta quinta-feira (8), a procuradora da República Cibele Benevides participou da audiência pública para tratar do tema, realizada no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje).

A procuradora foi designada pelo procurador regional Eleitoral Rodrigo Telles, para acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2022 do TRE/RN, instituída pela Resolução n.º 81/2022 do tribunal. O grupo é formado por 10 integrantes (incluindo nove servidores de diversos setores do tribunal) e é presidido pela juíza Hadja Rayanne Holanda de Alencar, do TJRN.

A audiência contou com a participação de representantes de partidos e entidades da sociedade civil, bem como diversas autoridades da Justiça Eleitoral. “O Ministério Público, como defensor do regime democrático brasileiro, não poderia deixar de participar de todo esse processo. Vamos acompanhar e fiscalizar, tendo sempre como objetivo a segurança e a transparências das eleições e, por consequência, o fortalecimento de nossa democracia. Para que, ao final, a população tenha plena confiança nas urnas eletrônicas”, destacou Cibele Benevides.

A magistrada Hadja Rayanne descreveu o planejamento dos trabalhos da comissão, explicando os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico. Já o secretário de Tecnologia da Informação e Eleições do TRE/RN, Marcos Maia, fez uma apresentação demonstrando a segurança das urnas eletrônicas. O trabalho da comissão deve prosseguir até depois das eleições.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte
Fone: (84) 3232-3901 - 99483-5296
prrn-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_prrn

registrado em: *MP Eleitoral, #Eleitoral
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Jundiaí, 330, 10º andar 
Tirol - Natal/RN
59020-120 

Av. Deodoro da Fonseca nº 743
Tirol - Natal/RN
59020-600

Tel/Fax: (84) 3232-3900
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h

Telefone de contato: (84) 3232-3900

Plantão:

Telefone exclusivo para atendimento fora do horário de expediente - (84) 99112-1695 

Assessoria de Comunicação Social:

E-mail: prrn-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita