Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Norte

Eleitoral
2 de Outubro de 2022 às 10h25

Eleições: auditoria das urnas no RN será acompanhada por representantes do Exército

MPF integra Comissão de Auditoria das Urnas no estado

Foto da reunião no Tribunal regional eleitoral do rio grande do norte.

Foto: TRE/RN

A auditoria das urnas eletrônicas no Rio Grande do Norte será acompanhada, neste domingo (2) de eleições, por representantes locais do Exército Brasileiro pela primeira vez. Os procedimentos de auditoria são públicos e podem ser acompanhados por todos os candidatos, partidos, instituições e cidadãos.

“A Justiça Eleitoral, e o Ministério Público Federal em conjunto, abrem as portas da forma mais transparente possível”, afirmou a procuradora da República Cibele Benevides. “A auditoria para comprovar a integridade das urnas ocorre há 20 anos e até agora nunca se encontrou falha”, destacou.

Na última sexta-feira (30), a Comissão de Auditoria das Urnas recebeu os representantes da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada: coronel da reserva Erland Correia Mota, major José Cavalcante de Carvalho, capitão Victor Nascimento, capitão Peterson Marinho, capitão Bruno Vinícius Brasil e o capitão Gutemberg Pires. Participaram da reunião a presidente da Comissão, a juíza Hadja Rayanne e os procuradores do Ministério Público Federal Cibele Benevides e Kleber Martins. Os militares tiraram dúvidas em relação aos procedimentos que antecedem o início da votação e o funcionamento das máquinas.

Auditoria - A auditoria compreende dois procedimentos: o Teste de Integridade, a chamada “Votação Paralela”, e o Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas. O Teste de Integridade tem o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica e é realizado nos mesmos dia e horário da votação oficial, nos dois turnos da eleição. Já o Teste de Autenticidade verifica a autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas, e é efetuado na própria seção eleitoral, antes do início da votação.

Os trabalhos das duas auditorias são públicos, com participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, bem como de qualquer pessoa interessada. No Rio Grande do Norte, 20 urnas passarão pelo Teste de Integridade, sendo que, 18 delas virão para a sede do Tribunal em Natal e outras duas urnas passarão pelo Teste de Integridade com o uso da Biometria. As urnas que vão ser usadas para o teste com biometria, serão sorteadas de seções eleitorais do colégio Objetivo, em Natal.

O processo de auditoria não é novidade, mas sempre foi de pouco interesse da sociedade, dos partidos políticos e de outras autoridades, embora todos sempre tenham sido convidados. “Teremos ainda, dez auditores externos que fiscalizam o trabalho da Comissão de Auditoria. Eu acho que haverá bastante campo observacional para que tudo fique claro”, complementou a juíza Hadja Rayanne, presidente da Comissão.

Fonte: TRE/RN 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte
Fone: (84) 3232-3901 - 99483-5296
prrn-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_prrn

registrado em: *MP Eleitoral, #Eleitoral
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Jundiaí, 330, 10º andar 
Tirol - Natal/RN
59020-120 

Av. Deodoro da Fonseca nº 743
Tirol - Natal/RN
59020-600

Tel/Fax: (84) 3232-3900
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h

Telefone de contato: (84) 3232-3900

Plantão:

Telefone exclusivo para atendimento fora do horário de expediente - (84) 99112-1695 

Assessoria de Comunicação Social:

E-mail: prrn-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita