Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio de Janeiro

Patrimônio Cultural
15 de Setembro de 2022 às 18h10

Exposição Cem Anos da Semana de 22 e os Reflexos Sobre as Instituições Brasileiras será exibida no Museu da República

Público poderá conferir exposição fotográfica que reúne casos de destaque da atuação do MPF na defesa do patrimônio histórico e cultural

Fotografia do foyer do auditório da Procuradoria da República no Rio de Janeiro com totens pretos dispostos em semicírculo onde estão expostas as fotografias que fazem parte da exposição

Foto: Divulgação/MPF

A exposição Cem Anos da Semana de 22 e os Reflexos Sobre as Instituições Brasileiras, que pode ser vista atualmente na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ), será exibida na próxima semana, de 19 a 25 de setembro, no Museu da República. No dia 19, às 17h, também será realizada uma roda de conversa online sobre os casos apresentados, com a participação de procuradores da República e representantes do Museu da República.

A mostra é parte do projeto homônimo que busca promover reflexões a respeito das mudanças ocorridas no país após a Semana de 22, especialmente quanto à inclusão, ao mesmo tempo em que presta contas do trabalho do MPF na defesa do patrimônio histórico e cultural. Por isso, a mostra fotográfica, com curadoria da procuradora da República Fabiana Schneider, reuniu dez casos de destaque da atuação do MPF neste tema.

A exposição será exibida no Museu da República no contexto da 16ª edição da Primavera dos Museus, temporada anual de eventos promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) durante o mês de setembro. O tema deste ano é Independências e Museus: Outros 200, Outras Histórias. De acordo com o material de divulgação do Ibram “neste contexto, citamos o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil, como, ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independências no país”.

A opção pelo olhar da diversidade sobre as duas efemérides une os eventos, uma vez que os casos de atuação do MPF selecionados para a exposição propõem a reflexão sobre a inclusão daqueles que não foram chamados ao lugar de fala em 1922: negros, indígenas, movimento LGBTQIA+ e religiões de matriz africana, por exemplo.

Serviço
Exposição Cem Anos da Semana de 22 e os Reflexos Sobre as Instituições Brasileiras
De 19 a 25 de setembro
De 10h a 17h
Museu da República (R. do Catete, 153 - Catete)

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
twitter.com/MPF_PRRJ
Atendimento à imprensa:  
Canal no Telegram: https://t.me/mpfrj

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Nilo Peçanha, 31
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20020-100

(21) 3971-9300
Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 17h

Clique aqui para mais informações

Sala de Atendimento ao Cidadão:

Tel.: (21) 3971-9553
(21) 3971-9102

Consulta Processual: clique aqui
Protocolo Eletrônico:
acesse aqui

Atendimento à imprensa: clique aqui

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita