Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

5ª Região

Eleitoral
30 de Outubro de 2023 às 17h5

Roberto Moreira de Almeida é homenageado em sua última sessão no TRE-PE como procurador regional Eleitoral

Despedida ocorreu nesta segunda-feira (30)

Imagem do procurador regional da República Roberto Moreira de Almeida tendo como plano de fundo a marca do MPF.

Roberto Moreira despede-se da função de procurador regional eleitoral em Pernambuco. Foto: Ascom/PRR5

O procurador regional da República Roberto Moreira de Almeida participou, nesta segunda-feira (30), de sua última sessão no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) no cargo de procurador regional eleitoral de Pernambuco. Depois de dois anos na função, ele se despediu da Corte em meio a homenagens de desembargadores e advogados. A função passa a ser exercida, a partir de 1º de novembro, pelo procurador regional da República Adílson Paulo Prudente do Amaral Filho, atualmente, procurador regional Eleitoral substituto.

Após a sessão de julgamento, o presidente do TRE-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que tomou posse no último dia 3, felicitou o procurador Roberto Moreira em nome de todos os membros do Tribunal. “Coincidentemente, essa despedida ocorre há exatamente um ano do resultado do 2º turno das eleições de 2022, um dos pleitos mais desafiadores da nossa história. Tivemos, nesse período, uma Procuradoria Regional Eleitoral atenta, atuante e colaborativa, sintonizada com os principais temas e desafios do Direito Eleitoral. E isso se deve muito à atuação do procurador Roberto Moreira”, destacou.

O presidente do Tribunal complementou a fala dizendo que eleições desafiadoras precisam de um Ministério Público Eleitoral forte, e isso não faltou quando a sociedade precisou neste último biênio. “Em nome do TRE-PE, quero expressar nossa gratidão pela convivência, por compartilhar sua experiência e seus conhecimentos. Foi um privilégio para as instituições jurídicas eleitorais contar com a sua dedicação. Parabéns pelo seu trabalho”, ressaltou.

O desembargador Carlos Gil Filho destacou a competência e o vasto conhecimento do procurador Roberto Moreira. “Mesmo nos momentos mais críticos do Tribunal, em termos de volume de trabalho durante as eleições, não houve um processo sequer que ficou sem manifestação ministerial nesses últimos dois anos. E isso se deve à intimidade do procurador com o trato do Direito Eleitoral”, mencionou. Em sua fala, o desembargador Rogério de Meneses Fialho Moreira também frisou a capacidade e o dinamismo de Roberto Moreira, bem como desejou boas-vindas ao novo procurador regional Eleitoral de Pernambuco.

Agradecimentos - Durante a sessão, acompanhada de forma remota, em razão de demandas de trabalho na Procuradoria-Geral da República, o procurador Roberto Moreira fez um discurso agradecendo aos magistrados, advogados e servidores pela troca de experiências nessa fase em que esteve à frente da Procuradoria Regional Eleitoral. Ele também relembrou alguns momentos desse período. “Não teve um só registro de candidatura que não tenha sido apreciado pelo MP Eleitoral. Cumprimos com o nosso papel desde o alistamento até a diplomação dos eleitos. O trabalho foi intenso. Eu só tenho a agradecer por essa missão que me foi designada. Estou muito feliz por ter tido esse privilégio, não só de contribuir, mas sobretudo, de aprender”, afirmou.

Roberto Moreira reforçou ainda que a última eleição tinha tudo para ser bastante conflituosa, mas que o TRE exerceu com competência o seu papel jurisdicional e, assim, todas as sessões eleitorais funcionaram e houve proclamação do resultado no tempo previsto. Ele aproveitou o momento também para falar um pouco sobre o novo procurador regional eleitoral. “Adílson já me substituiu por várias vezes ao longo desse biênio. Além de PRE substituto, ele foi procurador regional auxiliar da propaganda. É um colega bastante experiente que, com certeza, vai dar sequência ao trabalho desenvolvido pelo MP Eleitoral”, assinalou.

Antes de finalizar seu discurso, Roberto Moreira agradeceu aos familiares pelo apoio, em especial, a sua esposa, a advogada Magaly Agnes Almeida.

Nota de pesar – Ao longo da sessão, o presidente do TRE-PE mencionou o profundo pesar da Corte com a morte do juiz de Direito da 21ª Vara Cível do Recife Paulo Torres Pereira da Silva, no último dia 19. “O MP se associa aos votos de pesar deste Tribunal em razão do falecimento do nobre magistrado e deseja conforto à família enlutada”, ressaltou Roberto Moreira.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 - apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Matias Téves, 65
Ilha do Leite - Recife/PE
CEP 50070-465

PABX: (81) 2121-9800 / 9804
Atendimento de 10h às 17h

Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (81) 2121-9825
http://cidadao.mpf.mp.br/


Coordenadoria Jurídica - COJUD
(81) 92127583


Sistema de Protocolo Eletrônico

- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita