Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

5ª Região

Eleitoral
16 de Fevereiro de 2024 às 11h45

MP Eleitoral em Pernambuco faz primeira reunião de alinhamento para as Eleições 2024

O procurador regional eleitoral e o procurador geral de justiça discutiram uma agenda conjunta para o MP nas Eleições

Foto de cinco homens vestindo terno sentados ao redor de mesa de reuniões em ambiente de escritório

Membros do MP Eleitoral em Pernambuco discutem Eleições 2024. Foto: Ascom/PRR5

O procurador regional eleitoral em Pernambuco, Adílson Paulo Prudente do Amaral Filho, recebeu, nesta quinta-feira (15), a visita do procurador geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, chefe do Ministério Público de Pernambuco. Foi o primeiro encontro institucional deste ano com o objetivo de discutir os preparativos do Ministério Público Eleitoral para as Eleições municipais de 2024. O encontro ocorreu na sede da Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco, na Ilha do Leite, no Recife.

Na condição de procurador regional eleitoral, Adílson Amaral é o responsável por conduzir os trabalhos do Ministério Público Eleitoral em Pernambuco até 2025, o que engloba o período eleitoral de 2024. Além dos membros do Ministério Público Federal (MPF), integram o MP Eleitoral promotores vinculados ao MP Estadual, que atuam na primeira instância. Por causa disso, a integração entre os dois órgãos é fundamental para o sucesso dos trabalhos do Ministério Público nas eleições.

Durante a reunião, os membros do Ministério Público Eleitoral discutiram a agenda de trabalhos para este ano. A capacitação dos promotores de Justiça e a edição de normas conjuntas para regulamentar a atuação do MP Eleitoral são prioridades da agenda e devem ocorrer a partir de maio. Outros dois pontos que vão receber atenção são a conscientização dos partidos e da população sobre a violência política de gênero e a fiscalização do cumprimento efetivo das cotas femininas pelos partidos políticos. “Temos visto que alguns partidos cumprem as cotas de gênero, de início, e, depois, largam as candidatas. Isso será observado durante as campanhas, esse cumprimento real das cotas. Essa já é uma recomendação da Procuradoria Geral Eleitoral e o próprio Tribunal Regional Eleitoral também está atento a essa pauta”, afirmou o procurador regional eleitoral.

Além de Adílson Amaral e de Marcos Carvalho, participaram da reunião o procurador regional eleitoral auxiliar, Wellington Saraiva, o promotor de Justiça e chefe de gabinete da PGJ, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, e o promotor de Justiça e assessor técnico da PGJ, Eduardo Henrique Borba Lessa.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 - apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Matias Téves, 65
Ilha do Leite - Recife/PE
CEP 50070-465

PABX: (81) 2121-9800 / 9804
Atendimento de 10h às 17h

Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (81) 2121-9825
http://cidadao.mpf.mp.br/


Coordenadoria Jurídica - COJUD
(81) 92127583


Sistema de Protocolo Eletrônico

- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita