4ª Região

Direitos do Cidadão
6 de Outubro de 2023 às 11h20

RS: MPF passa a oferecer ao cidadão atendimento acessível em Libras

Como regra, serviço será realizado a distância, via Zoom

Arte retangular cinza com uma faixa azul escura cortando a imagem diagonalmente, à esquerda. Sobre essa faixa e em parte do lado esquerdo da arte, há cinco quadrados com a imagem de uma mulher oriental fazendo sinais em Libras. No lado direito, centralizado, a frase "Atendimento ao cidadão em Libras". Ainda há o logo do MPF no canto inferior direito da arte, sobre um espaço em branco.

Arte: Template do Canva adaptado pela Comunicação MPF

A partir de segunda-feira (9), as unidades do Ministério Público Federal (MPF) localizadas no Rio Grande do Sul passarão a oferecer atendimento acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. O serviço será realizado a distância, via Zoom.

Interessados deverão agendar horário por meio de formulário que está disponível na capa dos sites da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4) e da Procuradoria da República do Rio Grande do Sul (PR/RS) - imagens abaixo. No documento, há vídeos explicativos, em Libras, sobre como realizar a reserva. A Sala de Atendimento ao Cidadão localizada na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre (RS), também pode reservar horários, inclusive oferecendo sua estrutura para intermediar a videoconferência com atendimento em Libras por duas servidoras, ambas fluentes na Língua Brasileira de Sinais.

“Essa medida é um avanço que buscamos dentro do MPF para concretizar a acessibilidade do atendimento a pessoas surdas e com deficiência auditiva. A partir dessa experiência local, esperamos coletar dados para, quem sabe, expandir a iniciativa para o âmbito nacional e, cada vez mais, assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência”, afirma o procurador regional da República Maurício Pessutto, um dos idealizadores do projeto.

capa prr4 capa prrs
Banner para agendamento do serviço estará fixado na capa das páginas da PRR4 e da PR/RS (clique para ampliar)

Clique no vídeo abaixo e saiba mais sobre o serviço.

Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/