Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

4ª Região

Geral
3 de Novembro de 2022 às 14h45

PRR4 ilumina sede em apoio ao Novembro Azul

Objetivo é conscientizar homens sobre a importância de realizar exames de prevenção contra câncer de próstata

Foto da fachada da sede da Procuradoria Regional da República na 4ª Região iluminada na cor azul

Foto: Arquivo Ascom PRR4

Mais uma vez, a Procuradoria Regional da República da 4ª Região ilumina sua sede na cor azul para manifestar apoio ao Novembro Azul, movimento internacional pela prevenção e pelo combate ao câncer de próstata. O objetivo é contribuir para incentivar homens a cuidar melhor da própria saúde e a procurar o médico com mais frequência para realizar exames preventivos, muitos dos quais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Criado na Austrália, em 2003, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata - 17 de novembro -, o Novembro Azul chegou ao Brasil em 2008 por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Ao longo do mês, são promovidas em todo o país centenas de ações - iluminação de pontos turísticos e instituições, intervenções em locais de grande circulação e palestras informativas para leigos.

Ministério da Saúde - Este ano, o Ministério da Saúde vai abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele não melanoma. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

A única forma de garantir a cura desse câncer é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Entre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão, ainda, exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Com informações do Ministério da Saúde

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Facebook: https://www.facebook.com/MPFPRR4/
Twitter: @mpf_prr4

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395

Plantão: (51) 99977-4905
Seg a sex: 19h às 10h
Sáb, dom e feriado: 24h
Escalas de plantão de procuradores

Plantão eleitoral: (51) 99701-0908

Atendimento de seg a sex, 12h-18h

Telefone geral: (51) 3216-2000
Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
(51) 3216-2260 (das 12h às 18h)
http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita