Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

Geral
17 de Setembro de 2020 às 16h20

Webinário debate trabalho escravo e tráfico de pessoas no contexto da pandemia

A procuradora regional Adriana Scordamaglia mediará o evento, que ocorrerá no dia 29 de setembro

#PraCegoVer Imagem com fundo preto e palavras escritas em branco que dizem Webinário Vulnerabilidade e Pandemia: Migrações, tráfico de pessoas e trabalho escravo. Data: 29/9 às 10 horas. Transmissão: @oimbrasil. Logo do Facebook. A imagem ainda traz duas fotografias. Do lado esquerdo, um homem e uma mulher de chapéu. Ele, de pé, toca uma harpa e ela, que está sentada em uma mureta, toca violão.
Do lado direito, uma fotografia de 6 pessoas posando em um lugar aberto ao lado de uma árvore. O céu está azul. Dois rapazes estão sentados sem cima de uma bicicleta.

Arte: Ascom/PRR3

No dia 29 de setembro, a partir das 10 horas, ocorrerá o webinário “Vulnerabilidade e Pandemia: migrações, tráfico de pessoas e trabalho escravo”. O evento, que é aberto ao público, será transmitido pela página da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Facebook. Não são necessárias inscrições.

O objetivo do webinário é discutir como a pandemia do novo coronavírus pode agravar a vulnerabilidade de pessoas que se encontram em situação de trabalho escravo. Serão apresentados os resultados de pesquisa desenvolvida na PUC Minas a respeito do impacto da disseminação de covid-19 nas migrações internacionais.

O webinário, que será mediado pela procuradora regional Adriana Scordamaglia, coordenadora do Grupo de Apoio ao Combate à Escravidão Contemporânea e Tráfico de Pessoas do Ministério Público Federal, e pela procuradora do Trabalho Catarina Von Zuben, contará com a participação de Sebastião Caixeta, conselheiro do CNMP e presidente do Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho Escravo, e de Cláudio Panoeiro, secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, na mesa de abertura. Maha Mamo, primeira apátrida a receber nacionalidade brasileira, e Oswaldo José Ponce Perez, imigrante venezuelano, darão depoimentos durante o evento.

Na ocasião, será lançado o Atlas das Migrações Venezuelanas, pesquisa coordenada pela PUC Minas em parceria com o Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), primeiro levantamento feito no Brasil tratando dos efeitos da pandemia sobre a vida dos imigrantes internacionais.

O webinário é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC Minas e do Curso de Serviço Social da Universidade em parceria com Observatório da Migração de São Paulo, Fundo de População das Nações Unidas, Organização para as Migrações das Nações Unidas (OIM), Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério da Justiça.


Vulnerabilidade e Pandemia: migrações, tráfico de pessoas e trabalho escravo
29 de setembro, às 10 horas
Transmissão na página da OIM no Facebook 
https://www.facebook.com/OIMBrasil/ 

Programação:

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
https://saj.mpf.mp.br/

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP
CEP 01318-002

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Assessoria de Comunicação Social
Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)

Como chegar