3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

Direitos do Cidadão
28 de Março de 2023 às 13h55

III Caminhada do Silêncio relembra golpe ditatorial de 1964 e homenageia vítimas de violência do Estado do passado e presente, em São Paulo

Procuradora regional da República Eugênia Augusta Gonzaga, do MPF, participa da comissão organizadora do evento

Imagem de divulgação, com um fundo amarelo, onde é possível ler, em letras vermelhas e pretas, o termo "III Caminhada do Silêncio". Do lado direito da imagem, há um braço de uma pessoa negra, segurando uma rosa, com cabo preto e pétalas vermelhas.

(Imagem: Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF) se faz presente na III Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado, assim como desde de sua primeira edição, na pessoa da procuradora regional da República, Eugênia Augusta Gonzaga, que é uma das idealizadoras do evento e integra a sua comissão de organização. A caminhada será no próximo domingo (02), das 15h às 19h, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O objetivo é promover uma “descomemoração” do golpe civil-militar de 31 de março de 1964, com uma homenagem à memória das vítimas de violência do Estado – do passado e do presente, para que não se esqueça.

A concentração para o ato ocorrerá a partir das 15h e contará com apresentações musicais e depoimentos. Já a caminhada silenciosa terá início às 18h, rumo ao Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Portão 10. O ato se encerrará às 19h, no Monumento, onde poderão ser depositadas fotos das vítimas, flores e velas.

Entre as presenças confirmadas estão Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, o ex-deputado Nilmário Miranda, assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do ministério, Soninha Francine, secretária de Direitos Humanos do Município de São Paulo, o cantor Renato Braz, entre outros/as artistas e autoridades.

Pela primeira vez, o evento fará parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, fruto da Lei Nº 17.886, de 3 de janeiro de 2023, proposta pelo então vereador Antonio Donato Madormo. A III Caminhada do Silêncio está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania juntamente com o Movimento Vozes do Silêncio, composto por dezenas de entidades e representado pelo Instituto Vladimir Herzog e o Núcleo de Preservação da Memória Política.

III Caminhada do Silêncio
Domingo, 02 de abril de 2023
Parque Ibirapuera
Concentração às 15h na Praça da Paz (Acesso pelos Portões 7 e 8)
Av. República do Líbano, Ibirapuera
São Paulo/SP
Encerramento às 19h no monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos, em frente à entrada principal (Portão 10)

Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa

registrado em: *PFDC

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)