Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

2ª Região

Espírito Santo e Rio de Janeiro

Controle Externo da Atividade Policial
22 de Fevereiro de 2022 às 13h35

MPF e outras dez instituições criticam projeto que institui lei orgânica da Polícia Civil/RJ

Para especialistas, é inconstitucional uma lei estadual alterar autonomia de forças policiais

Retânbulo escrito "grupo de trabalho interinstitucional de defesa da cidadania"

Arte: Secom/PGR

Coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF) e com outras dez instituições do sistema de justiça e da sociedade civil fluminenses, o Grupo de Trabalho (GT) Interinstitucional de Defesa da Cidadania emitiu uma nota técnica sobre o projeto que cria a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Projeto de Lei Complementar 55/2021). O GT, criado em 2019 para reagir a casos de violência policial e de militares no Estado, avaliou alterações na autonomia da PCERJ no projeto enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa (Alerj) em dezembro de 2021.

O texto do PLC 55/2021 inclui dispositivos que violariam artigos da Constituição, de acordo com especialistas do MPF, Defensorias Públicas (DPU e DPE/RJ), OAB/RJ e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT/RJ) e outras instituições. Na nota, o GT reforçou que é inconstitucional a autonomia de forças policiais ser alterada por lei estadual. Também foi vista inconstitucionalidade no fim da subordinação da Polícia Civil à chefia do Executivo, pois, segundo o texto constitucional, “polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados” (art. 144, § 6º).

“A inconstitucionalidade desse artigo (2º do PLC 55/2021, sobre a maior autonomia da PCERJ) é manifesta. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal aponta neste sentido”, afirmam os representantes das 11 instituições no GT. “Também não há qualquer justificativa que atenda ao interesse público. A Polícia Civil não é um Poder Constituído. Trata-se de proposta de cunho notadamente corporativista que, uma vez aprovada, cria um verdadeiro feudo suscetível ao desvio de conduta com a consequente fragilização dos instrumentos de controle e fiscalização.”

A expectativa do GT é que deputados da Alerj possam usar a Nota Técnica (no 15, v. íntegra no link abaixo) para consulta. No documento, são destacadas três questões: a inconstitucionalidade material (a autonomia de polícias extrapola leis estaduais); a subordinação da PCERJ ao Estado do Rio ser necessária como garantia da democracia; e a constatação de que a autonomização de polícias civis, em prejuízo do controle social sobre essas forças, constituir um risco para a efetivação democrática.

Leia aqui a íntegra da nota técnica.

GT – Além do MPF, o GT Defesa da Cidadania tem especialistas de outras instituições estatais – Defensorias Públicas (DPU e DPE/RJ) e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT/RJ) – e da sociedade civil: Ordem dos Advogados do Brasil/RJ (OAB/RJ), Centro de Assessoria Popular Mariana Criola, Fórum Grita Baixada, Frente Estadual pelo Desencarceramento do Rio de Janeiro, Maré 0800 – Movimento de Favelas do Rio de Janeiro, Rede de Comunidades e Movimentos contra a violência e Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial/Baixada Fluminense-RJ. No MPF, o GT está vinculado à Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR/PGR).

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Almirante Barroso, 54, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-000

Rua México, 158, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-900

PABX: (21) 3554-9000/9255
E-mail: prr2-sac@mpf.mp.br
Twitter: @mpf_prr2


Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (21) 3554-9161 / 9000
https://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Sistema de Protocolo Eletrônico
(Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)
https://apps.mpf.mp.br/ouvidoria/app/protocolo/

Portal do Peticionamento Eletrônico
(Destinado a cidadãos e advogados)
https://aplicativos.mpf.mp.br/ouvidoria/app/cidadao/manifestacao/cadastro/2

Assessoria de Imprensa
E-mail: prr2-assimp@mpf.mp.br
(Canal para imprensa, demais demandas
pelo Protocolo eletrônico ou SAC acima)

Informações sobre licitação
Telefone: (21) 3554-9013
E-mail: prr2-cpl@mpf.mp.br

Plantão judicial
Telefone: (21) 3554-9255 / (21) 99495-4824
https://www.mpf.mp.br/regiao2/plantao

 

Como chegar