Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

2ª Região

Espírito Santo e Rio de Janeiro

Direitos do Cidadão
17 de Março de 2023 às 17h10

Evento no Rio de Janeiro marca celebração do MPF pelo Dia das Mulheres

Iniciativa de três comissões do MPF no RJ e ES tem público elevado

Fotografia de momento do evento, com as palestrantes KK Verdade à esquerda e Vilma Pereira, segurando o microfone à direita. Ao centro, Tatiane Pereira, moderadora e coorganizadora

K K Verdade, Tatiane Pereira e, ao microfone, Vilma Piedade - Foto: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu, nessa quinta-feira (16) o evento Mulheres Por Mulheres: a Trajetória de Mulheres que Lutam Juntas, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8/3), no auditório da Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2). A organização partiu das comissões pela equidade de raça e gênero do MPF/RJ, MPF na 2ª Região (RJ/ES) e MPF/ES. A mesa contou com a participação da escritora Vilma Piedade, autora do livro-conceito Dororidade, a empreendedora K.K. Verdade, diretora executiva do fundo ELAS+ Doar para Transformar, e a socióloga Edmeire Exaltação, coordenadora-geral da ONG Coisa de Mulher/Casa das Pretas. O público chegou a cerca de 50 participantes no auditório e mais de 50 em tempo real, via YouTube.

Na abertura, as procuradoras Marcia Morgado (PRR2) e Aline Caixeta (PRRJ) e o procurador Stanley Valeriano (PRRJ), integrantes das comissões das duas unidades, destacaram a inserção do evento no ciclo nacional de palestras do MPF “Ela por elas”, em tributo à subprocuradora-geral Ela Wiecko, pioneira em comissão de raça e gênero no MPF. Destacaram buscar minimizar a disparidade de gênero no MPF, inclusive via levantamentos feitos pelas comissões. “Sem nos conhecermos, como vamos traçar metas e propostas para poder ter mais equidade institucional?”, disse Marcia Morgado.

Em mesa mediada por Tatiane Pereira (PRRJ), analista que integra a comissão da PRRJ, a escritora Vilma Piedade distinguiu desde logo os termos “sororidade” (irmandade feminina) e “dororidade” (irmandade fruto da vivência da dor, em especial a causada por violência, misoginia e racismo), que penitencia sobretudo mulheres pretas. Ela explicou como o processo de letramento racial é essencial à caminhada de uma pessoa racializada. Afinal, a sociedade brasileira se fundou na escravização de povos africanos e no processo institucional de embranquecimento da população, dentro do chamado “darwinismo social”: “Queremos homens aliados na luta contra o machismo e brancos aliados na luta antirracista”, destacou Vilma.

Em seguida, K. K. Verdade abordou a ELAS+ Fundo de Investimento Social, que busca promover e fortalecer o protagonismo das mulheres com captação de recursos para iniciativas delas. O fundo lança editais e seleciona projetos que fortaleçam mulheres e que, de preferência, sejam liderados por mulheres. “Não há avanço de direitos humanos e de direitos coletivos sem uma força coletiva que motive este avanço”, avaliou K. K.

Após a sessão de perguntas do público e respostas, Edimeire Exaltação apresentou a ONG Coisa de Mulher/Casa das Pretas, que acolhe e apoia grupos de mulheres pretas. Na ONG, há oficinas, capacitações, exposições, intercâmbio acadêmico de ativismo afrodiaspórico e atividades de empoderamento de mulheres pretas. “Mulheres negras sempre tiveram papel fundamental nessa resistência e nessa luta. O racismo não é uma luta dos negros, é uma luta da sociedade”, disse ela.

No bloco final, foi exibido um vídeo TEDx da historiadora e empreendedora Jaciana Melquiades, convidada que não pôde comparecer. Ela tem a Era uma Vez o mundo, fabricante de bonecas pretas, e que faz atividades educativas afrorreferenciadas (pela representatividade da população negra).

Íntegra do evento no YouTube

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Almirante Barroso, 54, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-000

Rua México, 158, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-900

PABX: (21) 3554-9000/9255
E-mail: prr2-sac@mpf.mp.br
Twitter: @mpf_prr2


Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (21) 3554-9161 / 9000
https://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Sistema de Protocolo Eletrônico
(Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)
https://apps.mpf.mp.br/ouvidoria/app/protocolo/

Portal do Peticionamento Eletrônico
(Destinado a cidadãos e advogados)
https://aplicativos.mpf.mp.br/ouvidoria/app/cidadao/manifestacao/cadastro/2

Assessoria de Imprensa
E-mail: prr2-assimp@mpf.mp.br
(Canal para imprensa, demais demandas
pelo Protocolo eletrônico ou SAC acima)

Informações sobre licitação
Telefone: (21) 3554-9013
E-mail: prr2-cpl@mpf.mp.br

Plantão judicial
Telefone: (21) 3554-9255 / (21) 99495-4824
https://www.mpf.mp.br/regiao2/plantao

 

Como chegar