1ª Região

5 de Fevereiro de 2024 às 15h50

PRR1 inaugura espaço em homenagem à Márcia Noll Barboza

O evento foi marcado pela emoção e contou com a presença dos pais da procuradora regional, membros e servidores da unidade e autoridades do MPF

Descrição da Imagem: Fotografia em plano americano com Fernando Barboza, à esquerda, e Marisa Noll, à direita. Ele segura réplica de placa que identifica o Espaço Márcia Noll Barboza. Ao fundo, está o letreiro de sinalização do memorial.

Fernando Barboza (esquerda) e Marisa Noll (direita) recebem placa em homenagem à sua filha, a procuradora regional da República Márcia Noll.

É possível a alegria conviver com a tristeza. Esse foi o sentimento compartilhado por todos os presentes na inauguração do Espaço Márcia Noll Barboza, na última sexta-feira (2), uma homenagem proposta pela Procuradoria Regional da República da 1a Região (PRR1) pelos 26 anos de atuação da procuradora regional no Ministério Público Federal (MPF). A cerimônia contou com a presença dos pais da ex-procuradora regional, membros e servidores da PRR1, além de autoridades do MPF.

Ao iniciar o evento, a procuradora-chefe regional adjunta, Ana Paula Mantovani Siqueira, agradeceu a todos os envolvidos na concretização do Espaço, para quem é também um local para reviver lembranças e reverenciar a memória de Márcia Noll. Emocionada, ela citou um poema de Audrey Hepburn em referência à ex-procuradora: “A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, no rosto ou no jeito de arrumar o cabelo. A beleza de uma mulher se vê em seus olhos, porque é a porta do seu coração, a fonte do seu amor!”

Representando os amigos de Márcia Noll, falou a procuradora da República Melina Castro Montoya Flores, sobre a saudade, generosidade, força e a presença viva da amiga.

“Me recordo de momentos difíceis que compartilhei com ela, que me aconselhava a me vincular a meu íntimo em busca da minha essência e sempre tinha um mantra bacana para levantar o ânimo e me encher de esperança. Essa é a Márcia amiga, que sempre fazia questão de me lembrar a ter uma expansão maior da consciência para entender que o mundo não é apenas aquilo que enxergamos.”, disse Melina.

Ao observar a presença de tantos colegas de todo o MPF na solenidade, o procurador-chefe regional, José Robalinho Cavalcanti, ressaltou a marca da excelência e de grandes contribuições à instituição e à PRR1 que a ex-procuradora regional deixou.

“A PRR1 foi honrada pela presença de Márcia Noll, pelo porte de Márcia entre nós, pela sua competência e capacidade humana. Esse espaço é uma forma de perpetuar essa história”, concluiu o procurador-chefe.

Ao lado de sua esposa, Marisa Noll, Fernando Barboza, pai da ex-procuradora regional, expressou a sua gratidão por aquele momento. “A presença de todos vocês aqui hoje nos traz uma mensagem muito forte a respeito do amor que as criaturas humanas são capazes de oferecer aos seus semelhantes. Outro dia pensei se seria possível a alegria conviver com a tristeza. Eu ouso dizer que é possível. Tristeza porque nós perdemos a Márcia desse plano e a alegria é sabermos o quanto ela era amada e respeitada”, agradeceu ele.

Estavam presentes na cerimônia a secretária-geral do MPF, Eliana Torelly, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, subprocuradores-gerais, procuradores da PRR1, PRR6, PRR4 e de outras unidades do MPF, além de servidores da Procuradoria.

Espaço Márcia Noll Barboza - O memorial, criado para ser um espaço de convivência para integrantes e visitantes da Procuradoria, reproduz o gabinete de Márcia Noll na PRR1, unidade que foi a sua última lotação na instituição. O projeto foi concebido pelo secretário regional da PRR1, Pedro Henrique Camargo, com o apoio da chefia da unidade.

Além do mobiliário original do gabinete, o memorial reúne livros da ex-procuradora e também um mural de fotografias com registros de Márcia Noll e colegas do MPF.

O Espaço Márcia Noll Barboza está localizado no térreo da PRR1 e pode ser visitado de segunda a sexta das 8h às 19h.

Márcia Noll Barboza - Márcia Noll ingressou no MPF no ano de 1997, tendo iniciado carreira na Procuradoria da República no Município de Santa Maria, e posteriormente na Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS). No ano de 2014, foi promovida ao cargo de procuradora regional da República para atuar na Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3).

Em 2017 passou a atuar na PRR1, onde foi coordenadora do Núcleo Criminal e da Central de Acordos. Ao longo de sua carreira, foi ainda secretária executiva da Câmara Criminal do MPF (2ª CCR) e colaboradora junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Márcia Noll foi também pesquisadora nas áreas de Direito Internacional, Direito Administrativo e Direito Penal.

Faleceu aos 55 anos, no dia 17 de outubro de 2023, em Porto Alegre (RS).

Procuradoria Regional da República da 1ª Região
twitter.com/MPF_PRR1
Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(61) 3317-4862/4865

SAS quadra 5, bloco E, lote 8
Brasília/DF
CEP: 70.070-911

Funcionamento da unidade: 8h às 19h

Twitter@mpf_prr1

Setor de Atendimento ao Cidadão das 10h às 17h
MPF Serviços