Paraná

Combate à Corrupção
30 de Setembro de 2021 às 12h5

Novos ofícios temporários no Paraná darão suporte a investigações do MPF

Caso Lava Jato foi dividido entre cinco ofícios, sendo quatro deles redistribuídos de outros estados pelo prazo mínimo de um ano

#PraCegoVer: Imagem de fundo azul, escrito "Caso Lava Jato" no centro em branco

Imagem: Ascom/PR

O Ministério Público Federal (MPF) conta com novos ofícios que ajudarão no trabalho das investigações no âmbito da Lava Jato no Paraná. O caso agora está sendo trabalhado por cinco ofícios, sendo um deles o do procurador natural no Paraná e outros quatro redistribuídos de outros estados de forma temporária pelo prazo mínimo de um ano.

A portaria foi assinada pelo procurador-geral da República em junho de 2021 e o concurso de remoção interno para as vagas – escolhidas pelo critério de antiguidade – aconteceu em julho. Os novos membros já estão trabalhando nas diversas ramificações do acervo do caso, que foi dividido por sorteio entre os ofícios.

A equipe agora é composta por:
• Antonio Augusto Teixeira Diniz – ofício do MPF/PA;
• Luciana Sperb Duarte Vassalli – ofício do MPF/MG;
• Luiz Paulo Paciornik Schulman – ofício do MPF/AM;
• Monique Cheker – titular do 15º ofício do Paraná, responsável pelo caso Lava Jato;
• Renan Paes Felix – ofício do MPF/PB.

Em pouco mais de um mês de atuação, duas denúncias oferecidas pelos procuradores já foram aceitas pela Justiça Federal: uma envolvendo um esquema fraudulento, por parte de um conglomerado francês de engenharia, em contratos de oito navios plataforma de mais de US$ 200 milhões; e outra no âmbito da Operação Integração por crimes envolvendo o pagamento de propina pela concessionária Econorte para a manutenção dos contratos de concessão de pedágios

Os procuradores afirmam que, em sete anos do caso Lava Jato, as provas e indícios colhidos foram desdobrados em diversas linhas de trabalho e que novas investigações estão em desenvolvimento. “Estamos nos inteirando de todo acervo para acrescer ao trabalho sério e comprometido que já foi feito por outros colegas”, conclui Cheker.

Gaeco – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco MPF/PR) continua auxiliando os ofícios do caso Lava Jato, mas agora de forma pontual de acordo com as demandas, assim como acontece com os outros procuradores no Paraná. Desde sua formalização em agosto de 2020, o grupo já auxiliou diversas investigações de grandes casos no Paraná além da Lava Jato, dentre elas as operações Enterprise e Efialtes.

Ministério Público Federal no Paraná
(41) 3219-8870/ 8843
Atendimento à imprensa: saj.mpf.mp.br

registrado em: *5CCR, *Lava Jato, *Gaeco