Paraná

Eleitoral
2 de Junho de 2022 às 15h50

MPF é parceiro do TRE-PR no combate à desinformação no processo eleitoral por meio da Central Gralha Confere

Para acionar a central basta enviar dúvidas para o número +55 41 98700-5100 por meio do WhatsApp

Imagem tendo ao centro um fundo azul, no lado esquerdo a ilustração de uma ave gralha, símbolo do Paraná, e ao lado dela está escrito com letras brancas Gralha Confere. Na parte inferior direita há a logo do TRE-PR.

Imagem: Ascom -TRE-PR

Você sabia que existe uma Central de Combate à Desinformação criada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) para receber dúvidas da população sobre conteúdos que circulam nas redes sociais relativos ao processo eleitoral e à segurança do voto no estado? Essa central recebeu o nome de uma ave que é símbolo do Paraná e se chama Gralha Confere. Para acioná-la basta enviar dúvidas para o número +55 41 98700-5100 por meio do WhatsApp. O Ministério Público Federal (MPF) é parceiro dessa iniciativa por meio do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná.

Em maio último, o MPF assinou um termo de cooperação com o TRE e renovou a parceria para veiculação da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere. O acordo prevê que o MPF divulgue em seu site oficial, redes sociais e grupos de mensagens informações e checagens produzidas pelo TRE/PR por meio da Central de Combate à Desinformação.

No site da Central Gralha Confere, é possível saber, por exemplo, que é FALSO que votar somente para presidente e em branco nos outros cargos anularia o voto; e que É FALSO que a Justiça Eleitoral esteja cancelando o título de pessoas com mais de 70 anos. Essas e outras questões, levantadas pelo cidadão, estão disponíveis no site da Gralha.

Com apresentação em formato de hot site, a Gralha Confere também utiliza canais telefônicos, mensagens eletrônicas e replicação de conteúdos nas redes sociais do TRE para monitorar a circulação de práticas de desinformação contra o processo eleitoral; receber, analisar e registrar conteúdos que contenham potencial desinformação sobre o processo eleitoral e adotar as providências cabíveis para mitigar os efeitos da desinformação detectada.

As informações, classificadas em “Verdadeiro”, “Impreciso” ou “Falso”, são editadas em forma de texto, áudio, cards e vídeos explicativos de até um minuto. Informações sobre candidatos e partidos não são averiguadas. A central é operada por servidores da Secretaria de Comunicação Social do tribunal, com base nos bancos de dados da Justiça Eleitoral e informações de porta-vozes internos, com auxílio do Conselho Editorial e Consultivo, formado pelos gestores da instituição.

A partir de seu lançamento, em julho de 2020, a central já conta com 58 instituições parceiras, incluindo o MPF. Entre elas, o Tribunal Superior Eleitoral, Ministério Público do Paraná, a Justiça Federal do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil -Seção Paraná, veículos de comunicação social, entre outros.

Faça parte dessa iniciativa de combate à desinformação. Envie as suas dúvidas para o WhatsApp nº +55 41 98700-5100. Acrescente imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede.

Para enviar conteúdos: +55 41 98700-5100 (WhatsApp)
Para acompanhar as checagens: www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br

Fonte: com informações do TRE-PR.

Ministério Público Federal no Paraná
(41) 3219-8870/ 8843
Atendimento à imprensa: saj.mpf.mp.br

Rua Marechal Deodoro, 933