Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Piauí

Eleitoral
13 de Outubro de 2022 às 11h30

TRE/PI acolhe representação do MP Eleitoral e aplica multa a candidato por propaganda irregular

A Corte Eleitoral aplicou multa de R$ 20 mil ao candidato Warton Matias Lacerda e Oliveira

Imagem retangular com fundo branco, escrito Ministério Público nas Eleições 2022 ao centro escrito com letras pretas e com detalhes nas cores laranja e verde.

Arte: Secom/MPF

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) julgou procedente representação do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) contra o candidato Warton Matias Lacerda e Oliveira por propaganda antecipada. A Corte Eleitoral aplicou multa de R$ 20 mil ao candidato, que está na suplência do cargo.
 
De acordo com o MP Eleitoral, em maio deste ano, o então candidato veiculou em grande letreiro eletrônico do Estádio Albertão, em Teresina (PI), o seu nome e o cargo que ocupava: “APOIO Dep. WARTON LACERDA”. Para o órgão, pelas dimensões, o letreiro caracterizava-se como um outdoor e, pelo conteúdo, evidenciava-se propaganda eleitoral antecipada, uma vez que o deputado pretendia se reeleger.

Segundo o procurador Eleitoral auxiliar Marco Aurélio Adão, autor da representação, a finalidade eleitoreira da divulgação do outdoor em questão era evidente. “Primeiro, porque a mensagem continha referência ao cargo político ocupado pelo representado (“Dep.”), e para o qual ele ora concorria à reeleição, em contexto sem relação específica com a atividade parlamentar. Segundo, porque havia nessa mensagem também tentativa de angariar a simpatia do grande público presente ao jogo, já que a palavra “APOIO” informava que o representado seria realizador do evento”, argumentou.

A Justiça acolheu o argumento do MP Eleitoral de que, no referido evento,  Warton Lacerda se posicionava na condição de pré-candidato para sua reeleição a deputado estadual e que o texto aposto em painel para cerca de 25 mil pessoas evidenciava o objetivo de exposição para angariar votos e, ainda, foi veiculada por meio vedado, outdoor, em razão dos expressos no art. 3º-A da Resolução nr. 23. 6100/2019 c/c §1º, do art. 36 da Lei nr. 9.504/97.

Para a Justiça Eleitoral, o representado era notório dirigente do Altos e se posicionou como “apoiador” do evento. O objetivo, assim, era amealhar a simpatia dos presentes para sua reeleição. Seu prévio conhecimento decorre de ser um dos organizadores. Incide, assim, a sanção do §3º do art. 36 da Lei nr. 9.504/97.

Confira a Decisão na íntegra.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925/5987
www.mpf.mp.br/pi
Sistema de Atendimento a Jornalistas (saj.mpf.mp.br)  
twitter@MPF_PI
facebook.com@MPFederal
instagram@MPF_oficial


registrado em: *MP Eleitoral, #Eleitoral
Contatos
Endereço da Unidade

Avenida João XXIII, 1390,

bairro Noivos,

Teresina - Piauí

CEP 64.045-000

(86) 3214-5915

De acordo com a Portaria PR/PI nº 33, de 29 de março de 2022, o horário de funcionamento da Procuradoria da República no Estado do Piauí (PR/PI) será de 7h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira. O atendimento ao público externo será realizado presencialmente no Protocolo e na Sala de Atendimento ao Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30, e, virtualmente, por meio do MPF Serviços.

De acordo com a Portaria PR/PI nº 166 de 2021 de 12 de novembro de 2021, é obrigatória a comprovação de vacinação contra Covid-19 para o ingresso nas unidades do MPF no estado do Piauí. A portaria está em consonância os termos da Portaria PGR/MPU nº 110 de 2021, alterada pela Portaria PGR/MPU nº 112 de 2021, da Procuradoria-Geral da República (PGR) que determina ainda medidas específicas para os casos de pessoas não vacinadas ou que não comprovem a vacinação.

Assessoria de Comunicação Social das 8 às 13 horas através do Sistema de Atendimento a Jornalistas: www.saj.mpf.mp.br

Plantão judicial

Fax: (86) 3214-5941

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita