Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Piauí

Eleitoral
3 de Outubro de 2022 às 15h55

MP Eleitoral faz balanço do primeiro turno das Eleições 2022, no Piauí

A avaliação é muito positiva em razão da tranquilidade e baixa quantidade de ocorrências

O procurador regional eleitoral, Marco Túlio Caminha, em entrevista coletiva no TRE/PI. Na foto, ele aparece, sentado, em frente a um banner  dos 90 anos na Justiça Eleitoral.

Foto: Liana Soares/Ascom MPF

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) no Piauí fez um balanço da atuação do órgão no primeiro turno das Eleições 2022. Durante coletiva de imprensa, realizada no domingo (2) no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), o procurador regional Eleitoral no Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, avaliou como exitoso o processo eleitoral no estado, considerando a tranquilidade e a pequena quantidade de ocorrências registradas durante todo o dia.

Na oportunidade, o procurador, que atua nas eleições gerais como coordenador dos membros do MP Eleitoral, atribuiu o sucesso dos trabalhos à atuação preventiva do órgão durante todo o período que antecedeu o primeiro turno das eleições, em parceria com os procuradores da República que também participaram do processo como auxiliares. Ele destacou em sua fala a ação articulada com as polícias (PF, PRF, Polícias Civil e Militar e o Exército), o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e, em âmbito nacional, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na avaliação do membro do MP Eleitoral, a atuação dos veículos de comunicação no combate às fake news e à desinformação também foram essenciais para garantir a lisura do processo e o fortalecimento da democracia. Para Marco Túlio, essa atuação da imprensa, aliada ao maior acesso do eleitor à internet e redes sociais, foram responsáveis pela divulgação de informações de qualidade e ao combate à desinformação e informações descontextualizadas.


Ocorrências no Primeiro Turno - Eleições 2022

Voo da Madrugada -  Na capital, Teresina (PI), houve o derrame de santinhos, o chamado voo da madrugada, em algumas zonas e seções eleitorais, Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Darcy Araújo, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste de Teresina (98ª ZE); Unidade Escolar Sigefredo Pachêco, no bairro Bela Vista, na zona Sul de Teresina e nas proximidades das escolas Simões Filho e Lucídio Portela, no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina (PI).

Foram registrados também nos municípios piauienses de Altos, Buriti dos Lopes, Porto, Picos, Barro Duro. Houve uma prisão por distribuição de santinhos, vedado por lei, na região de Oeiras na cidade de São Miguel do Fidalgo.

Boca de urna e distribuição de combustíveis - Foi registrada uma ocorrência de boca de urna no município de Corrente (PI). O autor do ilícito foi conduzido até uma delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência. Em Capitão de Campos (PI), foi realizada busca e apreensão na residência de dois vereadores. Em Barro Duro (PI), foi realizado um flagrante de distribuição de gasolina em um posto de combustível da cidade.
Crimes de trânsito e homicídio -  Em Passagem Franca do Piauí foram realizados dois flagrantes de crimes de trânsito durante carreatas de candidatos. Em Santa Cruz dos Milagres (PI), a polícia registrou uma lesão corporal seguida de morte. Não houve flagrante e o caso ainda está sob investigação. Não se sabe se há relação com o processo eleitoral. Em São Miguel da Baixa Grande (PI), houve transporte ilegal de eleitores. Em Buriti dos Lopes (PI), sete pessoas foram presas em razão do transporte ilegal de eleitores.

Números do MP Eleitoral

Do dia 1º de janeiro deste ano até ontem, o procurador regional Eleitoral no Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, autuou 99 procedimentos; promoveu 276 manifestações, expediu 7 recomendações, 326 ofícios e 2 orientações de atuação aos promotores eleitorais. Também promoveu 4 impugnações, nos caso de candidato com condenação criminal; ações para que candidatos regularizassem suas prestações de contas; ações para combater fake news, com o pedido de suspensão de TVs que estavam descumprindo as regras eleitorais. Do dia 15 de agosto de 2022, até ontem, o procurador se manifestou em 1.801 processos judiciais e os procuradores auxiliares em 422 processos.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925/5987
www.mpf.mp.br/pi
Sistema de Atendimento a Jornalistas (saj.mpf.mp.br)  
twitter@MPF_PI
facebook.com@MPFederal
instagram@MPF_oficial


Contatos
Endereço da Unidade

Avenida João XXIII, 1390,

bairro Noivos,

Teresina - Piauí

CEP 64.045-000

(86) 3214-5915

De acordo com a Portaria PR/PI nº 33, de 29 de março de 2022, o horário de funcionamento da Procuradoria da República no Estado do Piauí (PR/PI) será de 7h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira. O atendimento ao público externo será realizado presencialmente no Protocolo e na Sala de Atendimento ao Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30, e, virtualmente, por meio do MPF Serviços.

De acordo com a Portaria PR/PI nº 166 de 2021 de 12 de novembro de 2021, é obrigatória a comprovação de vacinação contra Covid-19 para o ingresso nas unidades do MPF no estado do Piauí. A portaria está em consonância os termos da Portaria PGR/MPU nº 110 de 2021, alterada pela Portaria PGR/MPU nº 112 de 2021, da Procuradoria-Geral da República (PGR) que determina ainda medidas específicas para os casos de pessoas não vacinadas ou que não comprovem a vacinação.

Assessoria de Comunicação Social das 8 às 13 horas através do Sistema de Atendimento a Jornalistas: www.saj.mpf.mp.br

Plantão judicial

Fax: (86) 3214-5941

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita