Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Piauí

Eleitoral
1 de Outubro de 2022 às 11h45

Eleições 2022: MP Eleitoral recomenda sobre o funcionamento do sistema de transporte de passageiros

Serviço deverá ser normal, na quantidade e frequência necessárias para o deslocamento dos eleitores

Blocos em verde e laranja sobrepostos. No bloco central aparece o texto Ministério Público nas Eleições 2022, escrito em branco.

Imagem: Secom/MPF

O procurador regional eleitoral no Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, expediu recomendação que estabelece orientações a serem fielmente observadas pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e pelos trabalhadores a ele vinculados no dia das Eleições.

Foi noticiado, na data de 29 de setembro de 2022, a iminência do não cumprimento por parte do sindicato da ordem de serviço de funcionamento normal do transporte público, colocando em risco a abstenção por parte dos eleitores em razão do descumprimento, consoante também informado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina.

Na recomendação, o PRE considerou que a manutenção do funcionamento do sistema de transporte público de passageiros em níveis normais no dia do pleito, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores de suas residências até as seções eleitorais é vital para que uma parcela significativa da população não seja excluída do exercício pleno da democracia.

No documento, Marco Túlio Caminha enfatiza que "o Poder Público tem o dever de propiciar condições para o exercício das obrigações impostas aos brasileiros pela Constituição e que a eventual redução na oferta normal do serviço de transporte público, de forma deliberada ou não, importa em grave violação aos direitos políticos dos cidadãos", consoante decidido pelo STF na ADPF nº 1.013. E que impedir ou embaraçar o exercício do voto é crime eleitoral, previsto no artigo 297 do Código Eleitoral, com pena de detenção até seis meses e pagamento de 60 a 100 dias-multa.

O MP Eleitoral estabelece as seguintes diretrizes a serem fielmente observadas pelo Setur e pelos trabalhadores a ele vinculados: que seja cumprida a ordem de serviço emanada da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina/PI, conforme os quadros contendo a frota e a quantidade de viagens para cada operadora, que vigorará no dia 02/10/2022, dia da eleição do pleito de 2022, sob pena de importar em grave violação aos direitos políticos dos cidadãos, sem prejuízo das apurações legais cabíveis, com imputação das sanções cíveis e criminais aplicáveis ao caso a todos os responsáveis pelo descumprimento.

Estabelece-se o prazo de 1 (um) dia para obtenção de resposta, considerando a relevância da matéria e a iminência do pleito.

Confira a íntegra da Recomendação PRE/PI Nº 07/2022/GABPRE/PRPI, de 30 de setembro de 2022

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925/5987
www.mpf.mp.br/pi
Sistema de Atendimento a Jornalistas (saj.mpf.mp.br)  
twitter@MPF_PI
facebook.com@MPFederal
instagram@MPF_oficial


Contatos
Endereço da Unidade

Avenida João XXIII, 1390,

bairro Noivos,

Teresina - Piauí

CEP 64.045-000

(86) 3214-5915

De acordo com a Portaria PR/PI nº 33, de 29 de março de 2022, o horário de funcionamento da Procuradoria da República no Estado do Piauí (PR/PI) será de 7h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira. O atendimento ao público externo será realizado presencialmente no Protocolo e na Sala de Atendimento ao Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30, e, virtualmente, por meio do MPF Serviços.

De acordo com a Portaria PR/PI nº 166 de 2021 de 12 de novembro de 2021, é obrigatória a comprovação de vacinação contra Covid-19 para o ingresso nas unidades do MPF no estado do Piauí. A portaria está em consonância os termos da Portaria PGR/MPU nº 110 de 2021, alterada pela Portaria PGR/MPU nº 112 de 2021, da Procuradoria-Geral da República (PGR) que determina ainda medidas específicas para os casos de pessoas não vacinadas ou que não comprovem a vacinação.

Assessoria de Comunicação Social das 8 às 13 horas através do Sistema de Atendimento a Jornalistas: www.saj.mpf.mp.br

Plantão judicial

Fax: (86) 3214-5941

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita