Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Eleitoral
1 de Junho de 2023 às 19h15

TSE segue parecer do MP Eleitoral e determina que candidata em 2018 devolva R$ 89,3 mil ao Tesouro Nacional

Ministros mantiveram decisão do TRE/DF, que condenou candidata ao cargo de deputada federal por irregularidades nas despesas de campanha

Foto do plenário do TSE com a participação do vice-PGE, Paulo Gonet

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu parecer do Ministério Público Eleitoral e manteve condenação aplicada a Gessyca Alves de Souza, candidata a deputada federal pelo DF em 2018. A Corte regional identificou irregularidades no pagamento de diversas despesas de campanha com verbas públicas. A candidata não comprovou os gastos realizados com os recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e, por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) determinou a devolução de R$ 89,3 mil ao Tesouro Nacional.

Ao rejeitar o recurso apresentado pela candidata contra o acordão do TRE/DF, o relator do caso no TSE, ministro Benedito Gonçalves, afirmou que a candidata solicitou verdadeiro rejulgamento das contas rejeitadas, o que não é permitido na fase recursal em que se encontra o processo (embargos de declaração). Nesse mesmo sentido, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, reforçou que os documentos apresentados pela defesa para tentar provar a regularidade do uso dos recursos do FEFC exigiria o reexame de provas, o que é vedado pela Súmula 24/TSE.

O ministro Benedito Gonçalves também lembrou que a jurisprudência do TSE não admite que a pessoa apresente de forma tardia, em processo de prestação de contas, documentos para retificar uma falha para a qual havia sido anteriormente intimada a solucionar. O relator destacou que essa regra busca assegurar os efeitos da preclusão (perda da possibilidade da prática de um ato processual) e a necessidade de manter a segurança jurídica.

*Com informações do TSE

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: *MP Eleitoral
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita