Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
24 de Maio de 2023 às 16h50

PGR defende na OEA postura equilibrada do Ministério Público e atuação nos limites da lei

Augusto Aras destacou que instituições devem respeitar suas atribuições legais, para garantia da estabilidade democrática

Foto do evento mostra três homens ministrando um painel em evento na OEA. Ao fundo, backdrop de lona mostra a logo da organização. Ao lado, um telão exibe a imagem do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Foto: Manoel Martinez/MPF

Em evento que se realiza esta semana na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos, o procurador-geral da República, Augusto Aras, reforçou a importância da atuação equilibrada das instituições brasileiras, dentro das atribuições estabelecidas pela lei. Aras participou como painelista do “I Fórum sobre os Desafios Atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público: o caso do Brasil”,  evento acadêmico promovido pela OEA e instituições brasileiras do meio jurídico. Em seu discurso, ele defendeu ser fundamental uma postura de autocontenção do Ministério Público brasileiro, de forma a não invadir a atribuição de outros órgãos, fator primordial para a manutenção da estabilidade democrática. 

“Autocontenção não significa dizer que devamos ficar estanques ou cortemos relações. Quando mantemos diálogo constante com as instituições e a sociedade em geral, nós conseguimos otimizar os recursos que são dirigidos a nossas instituições, multiplicando os resultados, aumentando a resolutividade”, avalia o PGR. Aras lembrou que, em alguns momentos, o Judiciário e o Ministério Público extrapolaram seu campo de atuação, gerando uma criminalização da política, o que é prejudicial para a democracia.

Segundo ele, o Ministério Público, por ter sua legitimidade na Constituição da República e nas leis, deve sempre se pautar pela defesa da ordem jurídica, dentro de um ambiente de respeito aos demais poderes constituídos. “Não podemos, a pretexto de defender a Constituição, descumpri-la. Não podemos, a pretexto de defender a ordem jurídica, violá-la. É preciso estarmos atentos porque todas as instituições políticas e sociais se assentam no sistema de freios e contrapesos”, adverte. 

Na ocasião, Aras salientou ainda o desafio de enfrentar a crescente polarização por meio de mecanismos que favoreçam a busca por consenso e diálogo. Segundo ele, os membros do MP brasileiro são orientados a serem agentes de solução de conflitos, na esfera da negociação extrajudicial, sem deixar de lado o papel de fiscal da aplicação da lei. Como exemplo de soluções concertadas, destacou o trabalho realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) no fomento à autorregulação do setor de produção algodoeira, por meio de diálogo, sem que seja necessário judicializar os conflitos. Esse trabalho, segundo o PGR, hoje alcança 85% dos produtores de algodão no país. 

Por fim, Aras ressaltou a importância do fortalecimento das instituições do sistema de Justiça em defesa das liberdades constitucionais, de forma a evitar o surgimento de regimes que, pela força, possam suprimir direitos.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita