Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Indígenas
31 de Janeiro de 2023 às 21h5

Reportagem especial mostra atuação do MPF em defesa dos povos indígenas em Roraima nos últimos anos

VT irá ao ar no Programa Interesse Público na próxima sexta-feira (3), mas já está disponível no Canal MPF no YouTube

Frame da reportagem que mostra terra devastada com rios poluídos.

Captura de frame: Secom/MPF

Em reportagem especial, o Programa Interesse Público mostra o trabalho do Ministério Público Federal (MPF) em defesa dos povos indígenas Yanomami, que vivem em Roraima. Os procuradores da República Alisson Marugal e Matheus de Andrade Bueno, responsáveis pela investigação das irregularidades cometidas por garimpeiros e desvios na política de saúde na Terra Indígena Yanomami (TIY), detalharam as diversas frentes de atuação do MPF, tanto no combate aos crimes ambientais, quanto na responsabilização cível e criminal pelos delitos cometidos naquele território ao longo dos últimos anos.

Ao traçarem o panorama da situação, ambos foram enfáticos sobre a necessidade de que haja respeito às decisões judiciais que determinam a reativação de bases da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na TIY e de implementação de planos operacionais eficazes no combate a diversos delitos.

E o trabalho do MPF em defesa desses povos não se concentra apenas em Roraima. Em 2022, a Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a retirada imediata dos invasores da terra indígena, além de requer medidas emergenciais para proteger a comunidade. 
Essas manifestações foram da ADPF 709 que tem atuação do procurador-geral da República, Augusto Aras. O trabalho foi feito pela Câmara das Populações indígenas e Comunidades Tradicionais. Entre as informações encaminhadas ao Supremo pela PGR estão relatos de desabastecimento de medicamentos, crescimento no número de casos de malária e o avanço do garimpo clandestino.

 O Interesse Público irá ao ar na próxima sexta-feira (3), na TV Justiça, a partir das 20h. Mas você já pode assistir à essa reportagem especial agora, no Canal do MPF no YouTube

 

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita