Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
2 de Maio de 2020 às 16h50

PGR recomenda suspensão de ordem do Itamaraty para retirada imediata do corpo diplomático venezuelano do Brasil

Além dos funcionários da embaixada, providência sugerida por Augusto Aras deve alcançar pessoas que atuam em serviços de apoio e familiares

Foto geométrica mostra detalhe dos prédios da PGR

Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou nessa sexta-feira (1º) recomendação ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, pedindo para que o Itamaraty avalie a possibilidade de suspender o cumprimento da ordem de retirada imediata do pessoal do corpo diplomático venezuelano do Brasil. A medida foi determinada em 5 de março e, de acordo com o PGR, há de ser revista, considerando a situação dos serviços de saúde na Venezuela em decorrência da pandemia de covid-19 e aspectos previstos em tratados e convenções internacionais. Além do corpo diplomático, a providência sugerida pelo procurador-geral deve alcançar as pessoas que atuam nos serviços de apoio, bem como seus familiares.

De acordo com a recomendação, a suspensão da medida deve durar até que seja esclarecido o contexto em que foi determinada a ordem de saída e verificados eventuais riscos existentes para seu cumprimento. Conforme frisou Augusto Aras, o prazo e modo de cumprimento da determinação devem considerar a perspectiva humanitária, o contexto epidêmico e as normas nacionais e internacionais de direitos humanos. Menciona ainda notícia jornalística, segundo a qual, o MRE enviou notificação para todos os funcionários da embaixada e dos consulados da Venezuela no Brasil pedindo que eles deixem, em definitivo, o território nacional até este sábado (2).

O texto, além de ressaltar questões sanitárias e médicas, indica, por exemplo, os riscos de contágio do novo coronavírus em função de “deslocamentos que impliquem permanência em locais fechados por longo período de tempo”. Lembra ainda que a situação de saúde na Venezuela é objeto de debate na esfera internacional, com evidências de que se encontra em situação crítica. Na recomendação, o PGR enumera uma série de regramentos internacionais acerca do tema, e também regras de proteção à vida asseguradas pela Constituição Federal. Cita como um dos exemplos a Lei de Migração, que prevê o direito de acesso aos serviços públicos de saúde sem discriminação em razão da nacionalidade.

Íntegra da Recomendação

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: *Giac, *covid19
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita