Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Criminal
6 de Maio de 2022 às 19h27

PGR designa procuradores para atuação no Gaeco no Distrito Federal

Mandato dos membros do MPF no órgão de combate ao crime organizado tem duração de dois anos

Foto noturna dos prédios que abrigam a procuradoria-geral da república, em Brasília. Os dois prédios são redondos, interligados e revestidos de vidro.

Foto: João Américo/Secom/MPF

Em portaria publicada nesta sexta-feira (6), o procurador-geral da República, Augusto Aras, designa os procuradores da República Caio Vaez Dias, João Gabriel Morais de Queiroz e Melina Castro Montoya Flores para compor o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal no Distrito Federal (Gaeco/MPF/DF). Os membros designados cumprem mandatos com duração de dois anos.

O modelo de trabalho com a implementação dos Gaecos permite que a instituição conte com estruturas permanentes que auxiliem os procuradores responsáveis por grandes casos e investigações complexas. Os Gaecos são formados nas Procuradorias da República nos estados e têm competência para apoiar a investigação e persecução de crimes praticados por organizações criminosas, além de receber, produzir, analisar e difundir informações de inteligência e contrainteligência relacionadas ao combate ao crime organizado.

Atualmente, 82 procuradores e procuradores regionais da República, atuam nos Gaecos federais em todo o Brasil, sendo que há estruturas definitivas em Minas Gerais, Paraná, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas e Tocantins.

Institucionalização do combate ao crime – A implementação dos Gaecos no MPF é importante passo para o combate à macrocriminalidade. Além da transparência na escolha dos membros e da institucionalidade dos trabalhos, a medida permite que as equipes passem a contar com a estrutura material e humana necessária ao desenvolvimento das investigações. A distribuição desses recursos está em andamento e deverá ser intensificada a partir da conclusão do redesenho institucional, que está em fase de apreciação pelo Conselho Superior do MPF.

Formados a partir de critérios claros e mediante manifestação dos procuradores locais, os Gaecos são destinados a aprimorar a atuação do MPF nos casos de grande complexidade e no combate à macrocriminalidade. O modelo repete experiência adotada há mais de três décadas nos Ministérios Públicos estaduais. No MPF, foi efetivado em 2020, na atual gestão.

Íntegra da Portaria PGR/MPF 305/2022

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: *5CCR, *2CCR, Gabinete_PGR
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita