Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Cooperação Internacional
30 de Agosto de 2022 às 16h15

MPF recebe informações do MP do Paraguai relativas aos valores desviados por Dario Messer em esquema de lavagem de dinheiro

Acusado no âmbito de três investigações, deflagadas pelo MPF, Messer teria investido US$ 53 milhões em bens no Paraguai

Arte retangular sobre foto de duas pessoas empurrando peças de quebra-cabeças. Está escrito cooperação internacional na cor branca.

Arte: Secom/MPF

Cinquenta e três milhões de dólares. Esse é o valor estimado do patrimônio de Dario Messer no Paraguai. O cálculo foi feito pela Unidade Especializada de Crimes Econômicos do MP do Paraguai e já informado ao Ministério Público Federal (MPF) no Brasil. Os dois órgãos atuam com o propósito de identificar o que foi conseguido de forma ilícita e, consequentemente, recuperar o montante para os cofres públicos. Messer foi investigado e acusado no âmbito das investigações Câmbio, Desligo e Patrón por liderar esquema de lavagem de dinheiro e firmou acordo de colaboração premiada no Brasil. Entre os bens já identificados estão principalmente fazendas e imóveis.

De acordo com o procurador paraguaio Francisco Cabrera, com o fim da perícia, será realizado um pedido de confisco especial autônomo de bens de origem ilícita, que incluem construções e terrenos em zonas rurais. Ainda segundo ele, a atuação do MPF no caso foi essencial para a obtenção de resultados. “A investigação no Brasil foi extremamente relevante, pois o ato ilícito que forneceu os bens para a lavagem de dinheiro são atos de corrupção no Brasil. Nesses atos, Messer começou a lavar, mandou para conta específica no exterior e os detalhes dessas contas são determinados em sua colaboração premiada no Brasil. Só então conseguimos o que foi a transferência dessas contas para o Paraguai”, esclareceu.

Para o secretário de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR), Hindemburgo Chateaubriand, “o passo dado pelo MP paraguaio, principalmente ao reconhecer a relação da investigação brasileira com a do Paraguai, é fundamental para a concreção definitiva do compartilhamento de ativos solicitado pelo MPF por meio de pedido de cooperação internacional”.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade


Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita