MPF participa de comissão geral para debater PL das 10 medidas contra a corrupção
O debate será realizado nesta quarta-feira, 22 de junho, no Plenário da Câmara dos Deputados
Membros do Ministério Público Federal (MPF) participarão, nesta quarta-feira, 22 de junho, no Plenário da Câmara dos Deputados, de comissão geral para discutir o Projeto de Lei (PL 4.850/16) que reúne as 10 medidas contra a corrupção sugeridas pelo Ministério Público brasileiro. O evento, que é aberto à sociedade em geral, terá início às 9h.
O MPF será representado pela coordenadora da Câmara Criminal, subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen, e pelo procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa Lava Jato em Curitiba. " Enquanto a corrupção sangra a democracia com o desvio do exercício do poder para fins particulares, a democracia participativa dá uma oportunidade à população para corrigir distorções. A abertura de pauta no plenário para a discussão das propostas é um sinal de que o Congresso Nacional está se fazendo atento a dois milhões de vozes", destacou Dallagnol.
Também farão exposições especialistas e representantes da sociedade civil, seguidos dos líderes de partidos e demais parlamentares.
Na última terça-feira, 14 de junho, o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), assinou autorização de criação de Comissão Especial pela Mesa para analisar o PL. A Comissão será composta por 30 membros titulares e 30 outros suplentes. Os integrantes serão indicados pelos líderes partidários.
As 10 medidas reúnem 20 propostas de alterações legislativas que visam aprimorar a legislação brasileira de combate à corrupção. Busca-se, entre outros ajustes, a criminalização do enriquecimento ilícito; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2. O pacote anticorrupção recolheu mais de 2 milhões de assinaturas.
O debate poderá ser acompanhado, ao vivo, pela TV Câmara na internet .
Novo site - Também na quarta-feira, 22 de junho, o Ministério Público Federal lança o novo site da Campanha 10 Medidas contra a Corrupção. A ideia é ter um registro histórico oficial da mobilização que coletou, em cerca de 8 meses, mais de dois milhões de assinaturas em apoio ao pacote anticorrupção elaborado pelo Ministério Público brasileiro. Confira no endereço www.dezmedidas.mpf.mp.br .
Serviço
Comissão Geral sobre o PL 4850/2016
Data: 22 de junho
Horário: A partir das 9h
Local:
Plenário da Câmara dos Deputados
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal