Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

8 de Abril de 2008 às 11h31

MPF/PA denuncia fazendeiro que escravizou e torturou com ferro em brasa

Pecuarista usou ferro de marcação de gado para machucar trabalhador

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) denunciou na última sexta-feira, 4 de abril, o fazendeiro que marcou com ferro quente um trabalhador que reclamou das más condições de alimentação e de atraso no pagamento de salários.

Juntamente com dois funcionários da fazenda Bom Sucesso, de Paragominas (sudeste do Estado), o pecuarista Gilberto Andrade foi acusado pelo MPF/PA de tortura, redução à condição análoga a de escravo, desrespeito aos direitos trabalhistas e aliciamento de trabalhadores de um local para outro do território nacional.

A vítima, C. G. S. (o nome não foi divulgado para evitar retaliações), começou a trabalhar na fazenda em setembro de 2007, como cozinheiro. O salário prometido era de R$ 380, sem registro em carteira, mas ele acabou recebendo apenas R$ 140 por mês.

Em 24 de janeiro, C. G. S. fez reclamações ao patrão sobre atrasos no pagamento e falta de alimentos. Em resposta, Gilberto Andrade determinou que os administradores da fazenda Fernando da Silva Teles e Antônio Alves do Carmo segurassem o trabalhador pelos braços. Em seguida, o fazendeiro machucou os braços, o rosto e a barriga de C. G. S. com um ferro quente, de marcar boi.

Em vistoria ao local, fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego verificaram que 38 empregados - alguns menores de idade - viviam em situação precária, sem condições mínimas de higiene e de segurança e em total desrespeito a seus direitos trabalhistas.


Murilo Hildebrand de Abreu
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Pará
Telefones: (91) 3299-0177 / 3222-1291
E-mail: murilo@prpa.mpf.gov.br

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: Geral, trabalho escravo, crime
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita