Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
18 de Outubro de 2021 às 19h29

MPF e CNMP colaboram com UFPE para implantação de Centro de Inovação em Saúde Digital

Iniciativa é uma das estratégias para estimular inovação e colaboração no enfrentamento da atual pandemia e dos desafios da saúde ao longo da década

#pratodosverem: Arte retangular com fundo verde, escrito gabinete integrado de acompanhamento da epidemia covid-19 - giac, em branco. A arte é da Secretaria de Comunicação do Ministério Público Federal.

Arte: Secom/MPF

Em cooperação com o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Pandemia Covid-19 (Giac), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu implantar o Centro de Inovação em Saúde Digital (CISDi) do Centro de Informática (CIn). O centro nasce já com a participação de mais de 20 pesquisadores, tendo, entre os objetivos, a ampliação das atuais linhas de pesquisa e inovação em saúde digital, com foco imediato no enfrentamento da pandemia de covid-19 e horizonte de atuação nos desafios em saúde ao longo da década. 

Para o procurador-geral da República, Augusto Aras, “a colaboração do Giac e do CNMP com a UFPE é uma contribuição do Ministério Público brasileiro para fomentar a inovação e a evolução dos instrumentos científico-tecnológicos de resposta às crises sanitárias, a exemplo da atual pandemia”. O PGR destaca ainda que a parceria deixa legado para auxiliar na superação dos desafios cotidianos da saúde das pessoas e comunidades.

Ao unir inovação e saúde digital, o centro agrega-se à estratégia de atuação da UFPE em saúde pública global, saúde digital, pandemias, epidemias e outras emergências sanitárias, campo de atuação destacada da universidade. A criação do Centro de Inovação em Saúde Digital, em colaboração com o MPF/Giac e o CNMP, reforça o perfil da UFPE de ser uma instituição acadêmica de classe global com uma histórica vocação de atuação em saúde, com o olhar nos objetivos do desenvolvimento sustentável e na implantação nesta década da Agenda 2030, ressalta o reitor Alfredo Gomes.

A ação insere-se nas atividades de acordo de cooperação técnica articulado pelo MPF, CNMP e o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), na temática da ciência, tecnologia e inovação aplicadas à pandemia da covid-19 e às emergências em saúde pública. A UFPE faz parte desse acordo, que promove a atuação em rede intersetorial de entidades do ecossistema inovador de Pernambuco, conectado aos demais ambientes de inovação do país. “Essa articulação intersetorial é uma forma de estimular, a partir de Pernambuco, a colaboração para enfrentamento de crises sanitárias, com a formação de uma rede composta por entes do setor público e do setor científico-tecnológico. Nesse sentido, a UFPE tem se dedicado à ampliação de sua capacidade material e humana, que dará suporte às pesquisas e projetos científicos nas diversas áreas de conhecimento envolvidas”, afirmou o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo.

O CISDi aproveitará a expertise do Centro de Informática da UFPE, um dos mais conceituados do país, e reforçará a pesquisa e o desenvolvimento de soluções representativas do estado da arte em ciência de dados e tecnologias da informação e comunicação no campo da saúde global, saúde digital e emergências em saúde pública. Para o diretor do CIn, Paulo Borba, "a criação do CISDi será muito importante para reforçar e dar destaque às iniciativas de pesquisa e inovação em saúde digital que são realizadas por pesquisadores do CIn em cooperação com colegas de outros centros da UFPE e outras instituições". Os professores Hansenclever Bassani e Sérgio Soares serão os coordenadores do Centro, que dará continuidade aos diversos projetos tecnológicos desenvolvidos durante a pandemia como o robô Aurora 2.0, para esterilização de ambientes, em parceria com pesquisadores do Lika, IRRD/UFRPE, IFPE, CRCN e de outros centros da UFPE. O relatório dos projetos desenvolvidos no âmbito da UFPE está disponível aqui.

Sobre a parceria - O Centro sedimentará a colaboração tecnológica da UFPE com o MPF/Giac e o CNMP, apoiando projetos digitais já em curso como a Plataforma Luna Medicina (alertas da comunidade médica brasileira sobre a covid-19), em parceria com o CFM. A colaboração com a UFPE é uma das peças essenciais do mosaico de iniciativas que objetivam, a partir do ecossistema inovador de Pernambuco, ajudar a evolução da resposta brasileira às crises sanitárias, em cooperação com outros ecossistemas inovadores, ressaltou o procurador regional da República Marcos Antônio da Silva Costa, coordenador nacional de CT&I do Giac.

*Com informações da Ascom UFPE

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: *Giac, *covid19
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita