Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
5 de Abril de 2022 às 11h10

Conselho Superior do MPF reconduz Carlos Alberto Vilhena para o cargo de PFDC

Indicação para segundo mandato foi feita pelo procurador-geral da República, Augusto Aras

Foto dos integrantes do conselho superior do ministério público federal durante sessão do órgão colegiado.

Fotos: Leonardo Prado/Secom/MPF

O subprocurador-geral da República Carlos Alberto Vilhena foi reconduzido ao cargo de procurador federal dos Direitos do Cidadão por mais dois anos (biênio 2022/2024). A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (5) pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF). À unanimidade, os integrantes do colegiado referendaram a indicação do procurador-geral da República, Augusto Aras, oficializada em 25 de março.

O relator da indicação foi o conselheiro Nivio de Freitas que destacou o papel da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) a quem compete, em nome do Ministério Público Federal, a missão de zelar pelos direitos individuais, indisponíveis e coletivos. “A PFDC é e sempre há de ser um órgão de portas abertas, digo escancaradas, para receber as súplicas do cidadão, especialmente daqueles mais desvalidos”, afirmou. Ao referir-se ao atual PDFC, o conselheiro frisou que Vilhena já exerce essa atribuição institucional com zelo e dedicação reunindo, portanto, todos os requisitos objetivos e subjetivos para continuar à frente do órgão.

Parte dos conselheiros fez questão de destacar o trabalho realizado elogiando a indicação para um novo mandato. Mário Bonságlia, por exemplo, frisou que a recondução é merecida destacando que a atuação de Vilhena à frente da PFDC tem sido “bastante apreciada pelos colegas e pela sociedade”. “O mérito com que ele desenvolveu o trabalho ratifica a indicação do seu nome”, completou Carlos Frederico, sendo acompanhado pelos demais integrantes do colegiado.

Sobre o PFDC - Vilhena é membro do MPF desde 1989, especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB), com diversas experiências administrativas e jurídicas no órgão. Atuou como procurador-chefe, procurador regional Eleitoral e procurador regional dos Direitos do Cidadão. Como subprocurador-geral da República oficiou junto às Quinta e Sexta Turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, por delegação do procurador-geral da República, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Desde maio de 2020, ocupa o cargo procurador federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), no qual tem buscado fomentar a atuação conjunta de representantes do MP brasileiro, da academia e de instituições da sociedade civil no fortalecimento da cultura de respeito aos direitos humanos para o alcance de transformações sociais positivas. Nesses dois anos, foram expedidas diversas notas técnicas, recomendações, notas públicas e ofícios sobre temas afetos a direitos humanos, encaminhados a diferentes autoridades públicas.

Íntegra da portaria de recondução (assinada em 8/4/2022). 

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita