Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Indígenas
26 de Abril de 2023 às 12h15

Abril Indígena: MPF realiza evento para debater arrendamento em terras indígenas e possíveis alternativas econômicas

Procuradores de todo o país participarão da oficina, que será realizada em Porto Alegre (RS), nos dias 27 e 28 de abril

Arte retangular com fundo amarelado e grafismos indígenas e o texto Abril Indígena - Economias Sustentáveis para Preservação de Direitos

Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) realizará, nos dias 27 e 28 de abril, em Porto Alegre (RS), a oficina Economias Indígenas: Enfrentamento do Arrendamento e Alternativas Sustentáveis. O objetivo do evento é aprofundar a compreensão sobre o fenômeno do arrendamento em terras indígenas e sobre os obstáculos existentes para as economias indígenas, além de debater alternativas que respeitem a autodeterminação, a lei e a sustentabilidade.

A oficina contará com apresentações de procuradores da República e analistas periciais do MPF, lideranças e representantes dos povos indígenas da região Sul do Brasil e representantes de órgãos públicos, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Os debates estão organizados em três painéis, que abordarão a realidade do arrendamento em terras indígenas da região Sul, a visão das economias indígenas de dentro para fora e as políticas públicas voltadas para as economias dos povos originários. Ao final, os procuradores do MPF se reunirão em grupos de discussão temática a fim de compartilhar experiências e traçar diretrizes para aprimoramento do trabalho institucional.

Abril Indígena – A oficina é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Gestão Territorial e Autossustentabilidade, da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR). O evento faz parte da programação do Abril Indígena, campanha anual do MPF que busca dar visibilidade aos direitos e garantias dos povos indígenas, discutir os problemas que afetam essas populações e mobilizar a atuação em defesa dos povos originários.

Neste ano, o debate tem como foco as diversas economias indígenas. A ideia é conhecer e debater alternativas de atividades econômicas, tradicionais ou não tradicionais, capazes de gerar renda e garantir a sustentabilidade dessas populações em consonância com a preservação dos costumes, tradições e modo de ser e viver dos povos originários. Saiba mais aqui.

Programação da Oficina

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: *6CCR, Abril Indígena
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita