Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

19 de Setembro de 2016 às 14h5

“Guerra sem fim”: minidocumentário sobre etnia Krenak já está disponível na internet

Produção traz depoimentos que contam a resistência da etnia Krenak contra o regime militar

“Guerra sem fim”: minidocumentário sobre etnia Krenak já está disponível na internet

O minidocumentário “Guerra sem fim: Resistência e Luta do Povo Krenak” já está disponível na internet. Produzido pelo Ministério Público Federal, Associação Nacional dos Procuradores da República e Unnova Produções, o documentário narra a história, resistência e luta contra o extermínio do povo indígena Krenak, em especial no período da ditadura militar.

Segundo a procuradora regional da República Inês Soares, membro do Grupo de Trabalho Violações aos Direitos dos Povos Indígenas e Ditadura Militar, o filme é, também, uma forma de retratação aos indígenas que muito sofreram nesse período. “Primeiro porque dá visibilidade às violações que sofreram, sendo uma forma de reparação simbólica e de cicatrização de seu sofrimento; segundo porque é uma maneira de apresentar a luta desse povo e a atuação do MPF para defender seus direitos”, destacou.

O filme traz depoimentos de membros da etnia e de especialistas, colhidos pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais e pelo Grupo de Trabalho sobre povos indígenas da Câmara de Coordenação e Revisão do MPF que atua na temática.

A partir dos registros, o documentário aborda as origens do povo Krenak, os encontros violentos com os brancos e as campanhas de extermínio que ocorreram desde o período colonial até a ditadura militar de 1964 a 1985. Expulsos de suas terras na região do Rio Doce, em Minas Gerais, durante o regime militar, os Krenak hoje vivem numa reduzida área reconquistada com grandes dificuldades.

“O documentário é uma forma simples e bonita de apresentar a violação aos direitos do povo Krenak e a esperança de reparação dessa violação. No documentário, os membros do povo Krenak contam sua história, são os protagonistas. Nas falas e nos silêncios, nas cantorias e na alegria das crianças, o público percebe a vida, a esperança e a vontade de justiça”, reforça Inês Soares.

Confira aqui a íntegra do filme

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal

registrado em: *6CCR, Indígena
Contatos
Endereço da Unidade


Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita