Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Direitos do Cidadão
30 de Maio de 2023 às 16h25

PFDC oferece apoio no enfrentamento do racismo e do discurso de ódio na Espanha

Oferta é dirigida à Defensoria Del Pueblo da Espanha que está atuando no caso do jogador Vinícius Júnior

#pracegover: foto dos jogadores do Real Madrid de costas no campo de futebol, e o texto: "Caso Vinicius Jr. Não ao Racismo"

Foto: Antonio Villalba/Real Madrid

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) colocou-se à disposição da Defensoria Del Pueblo da Espanha para contribuir no enfrentamento do racismo e do discurso de ódio no país. A oferta de apoio foi externada em carta-resposta à defensoria, que informou à PFDC, no último dia 24, as medidas tomadas no caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior durante partida de futebol ocorrida no último dia 21 de maio.

Na correspondência, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, manifestou temor de que o "discurso de ódio apresentado pelas torcidas torne-se violência física de fato, dentro e fora dos estádios. Isso tem o potencial de não atingir somente os jogadores, mas todas as pessoas que tenham ascendência distinta da europeia”, frisou.

Vilhena esclareceu ainda que a PFDC dispõe de um grupo de trabalho de combate ao racismo que pode partilhar conhecimento sobre o tema com a equipe da defensoria espanhola. Na perspectiva de mútua colaboração, a PFDC solicitou informes sobre todo e qualquer progresso nas ações envidadas para combater tais episódios racistas no campeonato espanhol sofridas pelo jogador Vini Jr.

A defensoria espanhola informou que abriu processo perante o Conselho Superior do Desporto para recolher informações sobre as ações realizadas contra a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal
(61) 3105-6009 / (61) 99319-4359 (atendimento à imprensa)
http://www.mpf.mp.br/pfdc
Siga a PFDC no Twitter: https://twitter.com/PFDC_MPF