Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Direitos do Cidadão
11 de Maio de 2021 às 17h55

Encontros da Cidadania: PFDC promove mais um webinário sobre direitos humanos e empresas

Evento ocorrerá nesta quinta-feira (13), a partir das 10 horas

#pracegover: banner horizontal na cor verde escura com imagem de fundo de um homem de costas na beira de um rio, e os dizeres "Encontros da Cidadania, A proteção dos direitos humanos no financiamento por instituições de fomento ao desenvolvimento, 18 de maio de 2021 - 10h, Transmissão aberta, Canal do MPF no youtube.

Arte: Asscoinf/PFDC

A proteção dos direitos humanos no financiamento por instituições de fomento ao desenvolvimento será o tema do próximo debate promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) no âmbito do projeto Encontros da Cidadania.

A edição do evento desta quinta-feira (13) terá exposição de Caio de Souza Borges, integrante do Instituto Clima e Sociedade, seguida da participação do procurador do Trabalho (MPT), Rafael de Araújo Gomes. A abertura ficará a cargo do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e a moderação será feita pelo procurador da República e membro do Grupo de Trabalho Direitos Humanos e Empresas, Rodrigo Pires de Almeida.

Encontros da Cidadania – Esse será o terceiro dos nove webinários que fazem parte do ciclo sobre direitos humanos e empresas que ocorre no âmbito do Projeto Encontros da Cidadania. O projeto tem por propósito fortalecer a rede em defesa dos direitos do cidadão, promovendo debate de ações e estratégias que tornem ainda mais efetiva a proteção dos direitos humanos pelo Ministério Público Federal. Cinco webinários já foram realizados sobre violência contra a mulher no âmbito do projeto. Todos estão disponíveis no canal da PFDC no YouTube.

Os webinários são destinados a integrantes do Sistema de Justiça, representantes da sociedade civil e cidadãos interessados no tema. O ciclo de debates está sendo organizado pelo Grupo de Trabalho Empresas e Direitos Humanos, que conta com seis membros do Ministério Público Federal e um do Ministério Público do Trabalho (MPT). O GT tem como diretriz atuar no fortalecimento de políticas públicas voltadas à prevenção e à remediação de impactos adversos dos negócios nos direitos humanos.

Acesso aberto – Todos os webinários têm transmissão pelo canal do MPF no YouTube. A inscrição é necessária apenas para os interessados em receber o certificado de participação, e deve ser feita obrigatoriamente para cada evento do ciclo, por meio da plataforma Sympla.

Quer saber mais sobre direitos humanos e empresas? – O site da PFDC disponibiliza uma midiateca com diversas publicações, entre elas, uma análise feita no fim de 2018 sobre a implementação de uma política nacional de direitos humanos e empresas no Brasil, sob três aspectos: prevenção, responsabilização e reparação. De acordo com o documento, o Brasil ainda não criou uma política pública efetiva de proteção dos direitos humanos voltada para empresas, e apoia-se em diretrizes internacionais, em especial no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal
(61) 99319-4359
http://www.mpf.mp.br/pfdc
twitter.com/pfdc_mpf