Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Direitos do Cidadão
19 de Maio de 2020 às 18h45

Em nota ao Congresso, PFDC destaca importância de lei para impedir remoções forçadas durante pandemia da covid-19

Proposição tramita em regime de urgência e busca coibir agravamento de exposição ao novo coronavírus

Foto de um edifício mal acabado, sem janelas, em meio a restos de construção.

Foto: Agência Brasil

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, enviou nesta terça-feira (19) ao Congresso Nacional uma nota técnica acerca do Projeto de Lei nº 1975/2020, que trata da suspensão do cumprimento de medidas judiciais, extrajudiciais ou administrativas que resultem em despejos, desocupações ou remoções forçadas enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.

 O PL tramita em regime de urgência e traz seis outras proposições legislativas como apensados. Para a Procuradoria, as propostas são necessárias e urgentes, visto que a crise do coronavírus persiste no Brasil, com tendência de crescimento.

Em 17 de março, a PFDC encaminhou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedido de providências para que fosse recomendada à magistratura brasileira a suspensão por tempo indeterminado do cumprimento de mandados coletivos de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extrajudiciais motivadas por reintegração. O objetivo é o de evitar o agravamento da situação de exposição ao novo coronavírus.

O documento aponta que as reintegrações geralmente atingem populações vulneráveis, que vivem em locais caracterizados por adensamento excessivo e coabitação, com grandes dificuldades de encontrar outra moradia.

Em reforço ao pedido da PFDC, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados enviou ao CNJ idêntica postulação, recebendo de seu presidente, ministro Dias Toffoli, a informação de que fora editada a resolução 313/2020, suspendendo, por conta da emergência de saúde, os prazos processuais.

No documento, o Conselho aponta, no entanto, que a questão é de cunho jurisdicional e a concessão ou não da medida, assim como o prazo para seu cumprimento, deverá ser analisada individualmente pelo magistrado competente, não havendo previsão legal para a atuação do CNJ na matéria.

“Significa dizer que a suspensão de decisões judiciais de reintegração de posse no período de Covid-19 só pode ser determinada por meio de lei. Do contrário, outros despejos se sucederão, com um impacto para a saúde pública de fácil antecipação”, destaca a PFDC ao mencionar despejo de 50 famílias sem teto realizado no último dia 7, na área urbana de Piracicaba (SP).

Direito à saúde - Na nota técnica aos parlamentares, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão destaca que a relatora das Nações Unidas para o tema Moradia Adequada vem produzindo sucessivos relatórios nos quais chama a atenção para a incoerência de os países de todo o mundo estarem pedindo – e às vezes até mesmo determinando – que pessoas “fiquem em casa” e, por outro lado, sigam permitindo o cumprimento de medidas de despejo, sem preocupação alguma com a disseminação da covid-19.

Segundo a relatora, nessa situação de pandemia, ser despejado de sua casa, ainda que precária e informal, é uma potencial sentença de morte. Por isso, a primeira medida que os Estados nacionais devem adotar, de maneira urgente, é por fim  a todos os despejos, de quem quer que seja, em qualquer lugar, por qualquer razão, até o fim da pandemia e por um período razoável de tempo após.

A Procuradoria dos Direitos do Cidadão ressalta que o artigo 196 da Constituição é expresso ao determinar que, em matéria de saúde pública, o princípio da precaução é imperativo. Isso porque afirma claramente que as políticas para a saúde devem visar à redução do risco de doença e de outros agravos.

“Assim, mesmo que estejam em jogo duas alternativas igualmente possíveis em termos de saúde, a escolha deve recair sobre aquela que representa o menor risco para a coletividade. No caso, parece fora de dúvida que retirar pessoas de suas moradias, especialmente se informais, tem uma dupla implicação em termos de saúde pública: os que saem, potencialmente, são expostos à circulação do vírus no entorno e também podem ser seus vetores”.

O posicionamento é assinado pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e pelos Grupos de Trabalho da PFDC sobre Direito à Moradia Adequada e sobre Direito à Reforma Agrária.

Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal
(61) 3105 6083
http://pfdc.pgr.mpf.mp.br
twitter.com/pfdc_mpf