Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Direitos do Cidadão
25 de Novembro de 2022 às 16h50

Carta da Cidadania de Foz do Iguaçu trata de democracia, participação popular e reconhecimento de uma Instituição Nacional de Direitos Humanos no Brasil

Documento é fruto de encontro que reuniu mais de 40 membros do MP que atuam na defesa da cidadania

Foto dos participantes do evento. Todos em pé, lado a lado.

Foto: Creison Oliveira

A Carta da Cidadania de Foz de Iguaçu é um dos resultados do Workshop “O papel do Sistema PFDC no fortalecimento da cultura de Direitos Humanos”, concluído nesta semana em Foz do Iguaçu, no Paraná.

No documento, assinado por cerca de 40 procuradoras e procuradores que atuam nessa temática em todo o país, eles reafirmam o compromisso do Sistema PFDC com o Estado Democrático de Direito, bem como apontam a necessidade de institucionalização da participação social na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e da acreditação de pelo menos uma Instituição Nacional de Direitos Humanos (INDH) no Brasil. 

Durante dois dias, os procuradores debateram ações voltadas ao aperfeiçoamento dos mecanismos de proteção e garantia dos direitos humanos, tendo como referência os Princípios de Paris.

Outro documento está sendo preparado com os encaminhamentos do workshop, cuja finalidade é dar transparência às ações necessárias ao fortalecimento do Sistema PFDC. Essas conclusões deverão ser encaminhadas ao procurador-geral da República e aos subprocuradores-gerais da República que integram o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF).

Leia abaixo a íntegra da carta. 

CARTA DA CIDADANIA DE FOZ DO IGUAÇU

23 de novembro de 2022 

As Procuradoras e Procuradores da República reunidos em Foz do Iguaçu no Workshop “O papel do Sistema PFDC no fortalecimento da cultura de Direitos  Humanos”  apresentam  esta  carta  para  reafirmar  o  seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a missão da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) na efetivação de direitos humanos.

Nos  últimos  tempos,  a  democracia  no  Brasil  foi  duramente  atacada, porém  as  instituições  seguiram  firmes  e  vigilantes  na  defesa da Constituição  de  1988  e  no  enfrentamento  de  autoritarismos  e  da intolerância política. Nesse  momento,  para  superar  um  cenário  de  desmonte  de  políticas públicas  e  evitar  retrocessos,  é  necessário  construir  mecanismos  que aprofundem a democracia nas instituições e viabilizem a concretização do projeto constitucional, o que deve incluir a acreditação de ao menos uma Instituição Nacional de Direitos Humanos (INDH) em nosso país.

Alertamos que o discurso de ódio, a violência política e os apelos a golpes de  Estado não  possuem respaldo  em  nossa  ordem  constitucional.  Não mediremos  esforços  para  prevenir  essas  violações  e  buscar a responsabilização em razão de violências reais e simbólicas que atingem diversos grupos sociais, especialmente os mais vulneráveis.

Destacamos,  por  fim,  a  importância  da  institucionalização da participação social na PFDC, por meio de diálogo direto e transparente com a sociedade civil e com os demais órgãos de Estado e internacionais. O incremento do pluralismo em nossa instituição é uma medida eficaz e indispensável para reforçar o alinhamento do Sistema PFDC aos Princípios de Paris.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal
(61) 3105-6009 / 99319-4359
http://www.mpf.mp.br/pfdc
twitter.com/pfdc_mpf