Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pernambuco

Meio Ambiente
17 de Novembro de 2023 às 15h20

MPF em Pernambuco recebe visita institucional de ambientalista e sanitarista criador do Dia Mundial do Banheiro

Jack Sim lidera movimento internacional pela melhoria das condições sanitárias no mundo, em especial das comunidades hipossuficientes

Foto do sanitarista Jack Sim sentado à mesa com dois procuradores da República, sendo um homem e uma mulher, e um representante do Instituto Ikone.

Foto: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) recebeu, na última terça-feira (14), a visita institucional do ambientalista e sanitarista Jack Sim, que lidera um movimento internacional pela melhoria das condições sanitárias no mundo, em especial das comunidades hipossuficientes. A reunião ocorreu na sede da Procuradoria da República em Pernambuco, no Recife, com a participação da procuradora da República Mona Lisa Duarte Aziz e do procurador Regional da República Marcos Antônio da Silva Costa.

Também participaram do encontro representantes do Instituto Ikone – incluindo o CEO Tullio Ponzi –, uma das entidades promotoras da vinda de Jack Sim ao Recife. Na reunião, o ambientalista inteirou-se sobre a estrutura e a missão do MPF, como órgão independente voltado a defender os interesses da sociedade, que atua de forma resolutiva, em colaboração com os demais setores do país. Entre as iniciativas do MPF, foi apresentado o projeto Conexão Água, da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF, que integra diversos setores da sociedade civil e governamentais, o qual é coordenado pela procuradora regional da República Sandra Kishi, que encaminhou convite ao ambientalista para conhecer o projeto, que busca a melhoria da qualidade e da quantidade das águas no Brasil.  

Foi consenso entre os presentes a importância de se promover a colaboração entre experiências que envolvam ciência, tecnologia e inovação, com foco em soluções práticas voltadas ao enfrentamento da falta de saneamento básico. Como o MPF atua na temática em todo o país, com a coordenação da Câmara de Meio Ambiente, os procuradores destacam a tradicional abertura do MPF à cooperação com projetos alinhados a essa atuação. Em 2024, o ambientalista pretende voltar ao Brasil e os procuradores colocaram-se à disposição para a realização de evento conjunto.

Água – De acordo com informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, atualmente, quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao abastecimento de água tratada. Na Região Nordeste, o serviço chega a 74,7% da população. Além disso, ao distribuir água para garantir o consumo, os sistemas sofrem perdas na distribuição, que na média nacional alcançam 40,3%, quantidade de água que seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano, o que equivale a 30% da população brasileira.

Dia do Banheiro – Nascido em Singapura, Jack Sim é conhecido como Mr. Toilet. Foi o criador do Dia Mundial do Banheiro, em 2001, comemorado em 19 de novembro. Ele faz uso de estratégias criativas para, de forma inovadora, chamar a atenção para a problemática ambiental e à falta de saneamento básico ao redor do planeta.

Prêmios – Em 2004, o sanitarista foi premiado com o Singapore Green Plan Award 2012 pela Agência Nacional de Meio Ambiente de Singapura (NEA). Já em 2008, foi nomeado como um dos heróis do meio ambiente pela revista Time. Em 2018, foi premiado pela Rainha Elizabeth no prêmio da Comunidade nas Nações (Commonwealth of Nations) e também recebeu o Prêmio da Paz de Luxemburgo. Em 2013, todos os 193 países da Assembleia Geral das Nações Unidas adotaram oficialmente o 19 de novembro como o Dia Mundial do Banheiro.

Atuação resolutiva – Nos termos da recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que dispõe sobre a Política Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do Ministério Público brasileiro, entende-se por atuação resolutiva aquela por meio da qual o membro ou a unidade do MP, em suas atribuições, contribui decisivamente para prevenir ou solucionar, de modo efetivo, o conflito, o problema ou a controvérsia envolvendo a concretização de direitos ou interesses para cuja defesa e proteção é legitimado o Ministério Público, bem como para prevenir, inibir ou reparar adequadamente a lesão ou ameaça a esses direitos ou interesses e efetivar as sanções aplicadas judicialmente em face dos correspondentes ilícitos, assegurando-lhes a máxima efetividade possível por meio do uso regular dos instrumentos jurídicos que lhe são disponibilizados.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

(81) 2125-7300
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão
(81) 2125-7310
Telefones de plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente):
- Procuradoria da República em Pernambuco, Procuradoria da República em Goiana e Procuradoria da República Polo Cabo de Santo Agostinho/Palmares: 
(81) 99303-0025
Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.
Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)
(81) 2125-7348

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita