Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Eleitoral
30 de Setembro de 2022 às 18h35

Reta final: PRE se reúne com promotores eleitorais e repassa orientações gerais para final de semana das eleições

Foram abordadas normas da Resolução TSE nº 23.669/2021, que dispõe sobre todos os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições de 2022

#pratodosverem a imagem é um print da tela de vários computadores nos quais aparecem os rostos de homens e mulheres

Reunião ocorreu com todos os promotores e promotoras eleitorais no estado

A procuradora regional Eleitoral, Acácia Suassuna, que dirige as atividades do Ministério Público Eleitoral na Paraíba (MP Eleitoral), se reuniu ontem (299) com promotores e promotoras eleitorais para tratar de questões relacionadas à segurança das eleições e das principais normas da Resolução TSE nº 23.669/2021, que dispõe sobre todos os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições de 2022.

De início, a procuradora abordou a Portaria 327, emitida em 20 de setembro de 2022, pelo TRE-PB, que instituiu os Centros de Comando e Controle em quatro municípios paraibanos: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. Cada um desses quatro centros abrange uma quantidade de zonas eleitorais da Paraíba, de modo a abranger todo o estado. Cada centro é composto por representantes de diversas instituições (Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e Agência Brasileira de Inteligência). Os centros vão funcionar na sexta-feira, no sábado e no domingo das eleições. Os quatro Centros de Comando e Controle ficarão responsáveis pelo recebimento das demandas relacionadas à segurança das eleições.

Em seguida, foram tratadas questões relacionadas às diligências necessárias à fiscalização no dia da eleição. A procuradora enfatizou a importância do Ministério Público Eleitoral na fiscalização de todo o processo, desde a abertura até o final, zelando pela regularidade de todos os atos. 

Foram abordadas as normas da Resolução TSE nº 23.669/2021 que tratam do que deve ser verificado no domingo, 2 de outubro. “É importante destacar, em relação aos candidatos, que a resolução proíbe o transporte ou refeições aos eleitores no dia da eleição”, exemplificou a procuradora regional Eleitoral.

Orientações normativas – Neste mês foram expedidas aos promotores eleitorais diretrizes sobre acessibilidade nos locais de votação e sobre o derrame de santinhos. A Orientação Normativa nº 01/2022 trata das diligências para garantir o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nos locais de votação e às urnas eletrônicas. Já a Orientação Normativa nº 2/2022 trata das medidas que deverão ser tomadas no caso de ocorrência do chamado “voo da madrugada”. O objetivo é garantir que eventuais infratores sejam devidamente identificados e processados.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 9h às 14h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Durante a pandemia da covid-19, o atendimento ao público se mantém, preferencialmente, pelo app MPF Serviços e pelo Protocolo Eletrônico. Caso persistam dúvidas, devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita