Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Direitos do Cidadão
21 de Junho de 2022 às 15h25

Ministérios públicos solicitam que promotores de eventos juninos da PB incentivem vacinação da população contra covid-19

Representantes dos segmentos de eventos, turismo e hotelaria se colocaram à disposição para incentivar população durante festejos

Print da reunião online

Print da reunião online

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) solicitaram, em reunião realizada nesta terça-feira (21), o apoio das empresas que vão promover eventos juninos no estado da Paraíba para que incentivem a vacinação contra a covid-19 durante a realização dos festejos, especialmente por meio dos artistas. Os organizadores das festas, assim como representantes do setor de restaurantes e hotéis do estado, se colocaram à disposição para incentivar a imunização através de campanhas a serem realizadas durante os festejos de São João e São Pedro.

Na ocasião, representantes dos ministérios públicos mostraram o cenário de aumento da covid-19 na Paraíba, nos últimos dias, e a grande quantidade de pessoas que não se vacinaram. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 790 mil paraibanos maiores de 18 anos estão com esquema atrasado para a primeira dose de reforço – só em João Pessoa, são mais de 180 mil, e em Campina Grande, mais de 119 mil pessoas. Já com relação ao público entre 12 e 17 anos de idade no estado, 331.047 pessoas estão sem tomar sequer a primeira dose – sendo na capital mais de 61 mil e em Campina Grande cerca de 15 mil pessoas.

Os representantes dos MPs destacaram, ainda, que o aumento dos casos de covid no estado está ocasionando aumento significativo de atendimento ambulatorial nas redes pública e privada. Nesta terça-feira, por exemplo, em apenas um hospital privado da capital, havia 29 pacientes internados com a doença, sendo cinco deles em unidade de terapia intensiva (UTI), tendo registrado, ainda, nas últimas 24 horas, 213 atendimentos no pronto-atendimento.

Na reunião, a prefeita de Monteiro informou, como forma de contribuir com o incentivo à vacinação, que estão sendo disponibilizados pontos de imunização nos locais de apresentação de quadrilhas juninas e que disponibilizará também pontos com a devida segurança, nos locais de realização dos shows, o que teve a concordância do representante da empresa que irá executar as festas na cidade do Cariri, Felipe Garcia. Por sua vez, o representante do município de João Pessoa informou que colocará pontos de vacinação pediátrica em várias escolas da capital, até o dia 1 de julho, podendo ainda permanecer durante as férias escolares. Informou, também, que a Funjope divulgará a importância da vacina pelos apresentadores a cada intervalo de shows, bem como que vai disseminar entre os artistas a importância da comunicação com o público.

O representante da empresa Meadow Entretenimento, Jomário Souto, que promove o São João de Campina Grande e Bananeiras, se comprometeu a divulgar campanha de incentivo à vacinação nos espaços de publicidade onde ocorrerão os shows e, ainda, se colocou à disposição do município de Campina Grande para disponibilizar pontos de vacinação durante os eventos. Ele destacou, inclusive, que, na sua avaliação, a vacina possibilitou a retomada dos grandes eventos.

Já o representante do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa, Delano Tavares, ressaltou que o segmento está à disposição para disseminar a importância da vacinação, o que foi seguido pelo representante do evento Soul João, de Campina Grande. Delano se comprometeu a passar os informes da reunião para os organizadores das festas no Spazzio e Vila Forró, em Campina Grande.

Participaram da reunião, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Janaina Andrade; os promotores do MPPB, Leonardo Pereira de Assis, Jovana Tabosa e Adriana Amorim; o procurador-geral do município de João Pessoa, Bruno Nóbrega; a prefeita de Monteiro, Anna Lorena; Delano Tavares, Jomário Souto, Sandoval Nóbrega, entre outros.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 9h às 14h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

registrado em: *covid19, *1CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Durante a pandemia da covid-19, o atendimento ao público se mantém, preferencialmente, pelo app MPF Serviços e pelo Protocolo Eletrônico. Caso persistam dúvidas, devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita