Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pará

Meio Ambiente
7 de Dezembro de 2023 às 8h0

MPF vai sediar, no Pará, Encontro Nacional Amazônia(s), Grandes Projetos e Mudanças Climáticas

Evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, no auditório da instituição em Belém, e também será transmitido ao vivo pelo YouTube

Foto aérea da Floresta Amazônica, com rio em destaque.

Foto ilustrativa: Leonardo Milano/ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), vai promover o Encontro Nacional Amazônia(s), Grandes Projetos e Mudanças Climáticas: Desafios Atuais do Direito ao Desenvolvimento e da Sustentabilidade. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório da sede do MPF em Belém, capital paraense. O encontro também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do PPGDDA.

O objetivo do encontro é refletir sobre as concepções contemporâneas de concretização do direito ao desenvolvimento da Amazônia, as interseções e conflitos com os grandes projetos e as mudanças climáticas, além de discussões relacionadas a povos e comunidades tradicionais, crianças e bioeconomia.

Entre os temas que serão abordados nas mesas de conversa, estão os desafios atuais do direito ao desenvolvimento em tempos de recrudescimento das mudanças climáticas na Amazônia; grandes projetos, conflitos socioambientais e mudanças climáticas; crianças e jovens, grandes projetos e mudanças climáticas; alternativas de desenvolvimento da Amazônia, bioeconomia e novos desafios.

Para participar do evento, é necessário fazer inscrição pelo site Even3, ou pelo QR Code disponível na programação, com certificados de atividades complementares de 15 horas.

A programação contará com a participação do procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha, do procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Pará, Sadi Flores Machado e da procuradora-chefe substituta, Nathalia Mariel.

Confira a programação completa

Serviço:
 
Encontro Nacional Amazônia(s), Grandes Projetos e Mudanças Climáticas: Desafios Atuais do Direito ao Desenvolvimento e da Sustentabilidade
Data: 13 (quarta-feira) e 14 (quinta-feira) de dezembro de 2023
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório da sede do MPF no Pará
Endereço: Rua Domingos Marreiros, 690, Umarizal, Belém (PA)
Inscrição: pelo site Even3, ou pelo QR Code na programação

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Para atendimento à imprensa: saj.mpf.mp.br
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos 
Para mais informações:

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Domingos Marreiros, 690

Umarizal – Belém/PA

CEP 66.055-215

PABX: (91) 3299-0111
Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC):

10 às 17h

(91) 3299-0138 / 0125 / 0166

Atendimento exclusivamente por WhatsApp: (91) 98437-1299

Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão:

9 às 18h

Protocolo:

9 às 18h

Biblioteca:

13 às 18h

Plantão:

Telefone: (91) 98404-6620

O plantão da Procuradoria da República no Pará funciona em apoio ao plantão da Justiça Federal e também para o atendimento dos casos emergenciais de violação dos direitos do cidadão e da coletividade, por meio de pedidos, ações, procedimentos e medidas de urgência destinadas a evitar perecimento e danos a direito individual, difuso e coletivo, assegurar a liberdade de locomoção e garantir a aplicação da lei penal. Período e horário do plantão: Sábados, domingos, feriados, recessos e nos dias úteis iniciará às 18h01 e finalizará às 08h59 do dia seguinte, bem como abrangerá também as Procuradorias da República nos municípios do Pará nos finais de semana, nos feriados, nos pontos facultativos e nos recessos.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita